Citroen C4 Cactus AIRFLOW 2L será apresentado no Salão de Paris
Conceito aposta na aerodinâmica para ser mais eficiente
A Citroën se prepara para apresentar no Salão de Paris uma versão conceitual do C4 Cactus voltada para um menor consumo de combustível, o C4 Cactus AirFlow 2L. Como se não bastasse o sistema híbrido HybridAir, que usa ar comprimido pra mover o carro, ele ainda aposta em uma série de táticas para melhorar a aerodinâmica.
Na tentativa de romper o ar com facilidade, o AirFlow 2L tem três entradas no para-choque que se abrem oportunamente para resfriar o motor apenas quando necessário, do contrário elas permanecerão fechadas para evitar que o ar entre. As rodas de 19 polegadas estão calçadas com pneus de baixo atrito e os retrovisores foram substituídos por câmeras. Só com isso a aerodinâmica estaria 20% melhor.
A engenharia da Citroën também aposta em materiais leves, incluindo alumínio, compósitos leves e aço de alta resistência. Essas mudanças que o conceito possa pesar 100kg que o carro de produção.
O conjunto mecânico HybridAir combina um motor 1.2 a gasolina de três cilindros da nova família Pure Tech da PSA de 82cv (15% mais potente e 25% mais econômico do que a geração anterior), um compressor, um cilindro de ar comprimido instalado de forma longitudinal no centro do carro e uma bomba hidráulica de alta pressão, tudo operado por uma central eletrônica e com auxílio de transmissão automática.
Na partida, é usada somente a força do ar-comprimido para mover o carro até a velocidade de 70 km/h, mas o motor a gasolina pode entrar em funcionamento antes disso, sempre que o ar armazenado no cilindro se esgota. E leva apenas 10 segundos para ser enchido novamente, o que também é feito nas frenagens e desacelerações por um sistema de recuperação de energia cinética. O protótipo Hybrid Air também é equipado com o Start&Stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo está parado.