Volkswagen Saveiro Cabine Dupla chega com preços partindo dos R$ 47.490
Picape oferece bom espaço mas abre mão de portas extras
A Amarok está deixando de ser a única picape com cabine dupla da Volkswagen. Culpa da nova Saveiro Cabine Dupla, que está chegando agora ao mercado. Só que ela é um tanto menor, e por manter o mesmo entre eixos das outras opções de carroceria, a Volkswagen precisou encontrar boas soluções para poder oferecer um bom espaço no banco traseiro e manter alguma capacidade de carga.
É uma tentativa de acompanhar a Fiat, primeira a colocar uma segunda fileira de bancos em uma picape compacta, com a Strada Cabine Dupla, em 2009. Deu tão certo, que hoje responde por metade das vendas da Strada. Mas a Volks preferiu não apostar em portas extras, e para acessar o banco de trás você rebate os da frente, mantendo o mesmo acesso de um Gol duas portas.
Mas até que a Saveiro Cabine Dupla não te deixa tão confinado. O banco traseiro está 10cm mais alto que o dianteiro, deixando o passageiro com as pernas bem verticais e com visão de tudo que se passa na frente – e tampando a visão do espelho interno. Para isso o teto foi elevado, ficando 2,5cm mais alto sobre a cabeça do motorista e 4,2cm sobre os passageiros de trás, e o ressalto no teto é mascarado pelas barras no teto. As janelas laterais são basculantes, arejando o ambiente quando não houver ar-condicionado – opcional na versão de entrada.
Sentado ali atrás você percebe que o encosto é mais inclinado do que o da Strada, mas a principal diferença é que ele recebe até três pessoas, com direito a encosto de cabeça e cintos - de três pontos apenas nas laterais –, enquanto a Strada é homologada para dois. Ali viajam com conforto pessoas com até 1,75m, mas os maiores precisarão lidar com o risco de bater com a cabeça no teto assim que a picape passar pelo primeiro buraco. Ainda puseram três porta-copos e uma tomada 12v dedicados à galera do fundão. Triângulo e macaco ficam em uma gavetinha em baixo do banco.
O espaço para carga, claro, também é importante. Com o entre eixos de 2,75m, a caçamba diminuiu consideravelmente. No comprimento, são 1,1m, contra os 1,65m da cabine simples e dos 1,33m da estendida. O volume é de 580L, contra os 924L da simples e os 734L da estendida. A Strada Cabine Dupla tem 100L a mais de capacidade, e além de mais curta, sua caçamba ainda guarda o estepe, comprometendo o aproveitamento do espaço.
- Eu acho que se o cliente paga pela caçamba, ele tem o direito de usá-la, nós não! -, brinca Kai Hohmann, gerente-executivo de Desenvolvimento de Veículos/Engenharia de Chassi. O estepe da Saveiro continua sob a caçamba.
Em termos de capacidade de carga a Saveiro vai bem, variando entre 667kg e 607kg de acordo com a versão, enquanto as demais carrocerias aguentam 700kg. A Fiat Strada Cabine Dupla carrega 650kg em todas as versões.
Três versões
Voltada para o trabalho, a versão de entrada continua sendo a Trendline, única oferecida nas três opções de carroceria. Ela tem o básico: airbags, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, direção hidráulica, rack no teto, para-choques pintados, rodas aro 14" com calotas, brake-light com iluminação da caçamba e banco do motorista com regulagem em altura. Custa a partir de R$ 47.490.
Mas ela não é suficiente para um público que usará a Saveiro CD como carro de passeio – e deixará o Voyage com ciúmes. Para estes há a inédita versão Highline. De série, tem o que se espera de um carro para o dia-a-dia: ar-condicionado, faróis e lanternas de neblina, rodas de aço aro 15", sensor de ré com exibição no sistema de som - com Bluetooth - volante multifuncional, retrovisores elétricos e computador de bordo I-System. A lista de opcionais também é bem servida. Esta sai por R$ 52.720.
Estas duas versões ficam com o antigo motor 1.6 8v que gera 104cv a 5.200rpm e 15,6kgfm de torque a 2.500rpm com etanol e sempre com câmbio manual de cinco velocidades.
A Saveiro Cross Cabine Dupla, topo de linha, tem o novo motor 1.6 16v MSI como exclusividade. Ele gera 120cv a 5750rpm e 16,8kgfm de torque a 4000rpm e também está casado ao câmbio manual de cinco marchas. Com sua força disponível em giros mais altos, ele combina melhor com a proposta esportiva da versão.
Além de toda a parafernália no visual, já conhecido de outros carnavais, a versão Cross também carrega uma série de equipamentos de segurança ativa exclusivos, como controles eletrônicos de estabilidade e tração, freio ABS off-road com Brake Assiste - que controla a atuação do freio entre os eixos -, bloqueio eletrônico do diferencial, que identifica situações de perda de tração e envia a força para a roda com mais aderência automaticamente; e assistência de partida em rampa. Todos eles estão presentes na Cross Cabine Estendida desde o lançamento da linha 2015.
Em relação aos equipamentos da Saveiro Highline, a Cross acrescenta volante revestido em couro com regulagem em altura e profundidade, rodas de liga leve aro 15", capota marítima, santoantônio e ganchos deslizantes na caçamba. Mas tudo isso tem seu preço R$ 59.990.