Peugeot 208 tem o melhor desempenho em nova rodada de crash-tests do Latin NCAP
Com três estrelas, Fiat Palio melhora e Chevrolet Onix decepciona
Órgão independente que avalia a segurança dos automóveis vendidos na América Latina, o Latin NCAP divulgou novos resultados de seus testes de colisão de carros vendidos aqui. Desta vez amassaram quatro modelos: Chevrolet Onix, Peugeot 208, Fiat Palio e o Chevrolet Spark - que não é vendido no Brasil. Vale adiantar que nenhum deles conseguiu obter classificação máxima de cinco estrelas.
O chegou mais perto, tento a melhor pontuação, foi o Peugeot 208, que obteve quatro estrelas para a proteção de passageiros adultos e três para crianças. Sua estrutura foi classificada como estável, mas o órgão teceu suas críticas sobre os equipamentos de segurança presentes na versão básica, visto que na Europa a versão básica do modelo vai além dos airbags dianteiros e freios ABS, contando com controle de estabilidade, airbags laterais, ISOFIX e interruptor de desativação do airbag do passageiro. Se com eles, o Latin NCAP avalia que o modelo fabricado em Porto Real (RJ) teria recebido cinco estrelas.
O novo Fiat Palio conseguiu três estrelas em relação à proteção de adultos e duas estrelas para os passageiros infantis. Versão sem airbags do modelo também foi avaliada, mesmo que não esteja em produção desde maio e não seja vendida no Brasil há cerca de dois anos, e obteve zero estrelas. O Latin NCAP parabenizou a FIAT por ter colocado os airbags, mas sugere a adoção de ancoragens ISOFIX e cintos de três pontos em todas as posições.
Por fim, o Chevrolet Onix conseguiu três estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas quanto à proteção do ocupante criança. Apesar de a estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A falta de ISOFIX e de cintos de três pontos em todas as posições, bem como o desempenho dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) pesaram contra na segurança para os pequenos e, sendo o ONIX um carro novo, baseado em uma plataforma moderna, o fato de ele ter atingido apenas três estrelas é pouco impressionante na avaliação do órgão.
O velho Chevrolet Spark, vendido no Chile ainda sem airbags obteve zero estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas quanto à proteção do ocupante criança.