Conceitos Vesta e XRAY 2 mostram que a Lada está empenhada em mudar sua imagem
Protótipos tem visual interessante e serão produzidos a partir de 2015
A Lada apresenta dois novos carros-conceito no Salão de Moscou. Se trata do Vesta e do XRAY 2, um sedã e um hatch com jeitão de SUV que já tem formas muito próximas de suas respectivas versões de produção, que começam a chegar ao mercado russo em 2015. Com um belo design, os dois deverão marcar o renascimento da Lada.
Sem muito a dizer sobre o sedã Vesta, a Lada destaca sua dianteira esportiva ladeada por faróis estreitos integrados à grade. Aliás, os faróis são dois dos poucos elementos do modelo que não serão aproveitados no carro de produção. Ele é baseado na plataforma B/C da Renault Nissan – que detém 67% da AvtoVaz, dona da Lada – e seu entre eixos tem bons 2,65m, nada mal para um sedã com 4,35m de comprimento. Seu objetivo é substituir o Lada Priora.
O XRAY 2, por outro lado, é um SUV com estilo de hatch (e vice-versa) e é baseado na plataforma B0 (March, Versa…) que é apoiada pela plataforma B0. Seu estilo tem traços compartilhados com o Vesta, mas ainda não está tão avançado, já que só chegará ao mercado na segunda metade de 2016.