Pergunta da Semana: Carros altos ou baixos, o que você prefere?

Um assunto que causa mais guerras do que separatistas russos na Ucrânia: a altura de nossos automóveis

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No decorrer da minha vida, e pelos mais variados motivos, tive contato com diversos carros muito diferentes. Na garagem de casa há um compacto baixo,até mesmo ligeiramente mais próximo do solo do que a média do mercado; e um pequeno SUV com o posto de direção em algum lugar próximo do céu. Para mim, cada um tem o seu apelo individual, mas com certeza preciso um "reset" cerebral quando passo de um para o outro.

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Antigamente, até por volta de meados dos anos 1960, era mandatória uma posição de dirigir: alta, seja na posição de condução ou em relação ao exterior. Era ainda pior nas décadas anteriores, tudo se adequou com o tempo. Entretanto, a partir daí, novos estudos de ergonomia, avanços da aerodinâmica, a disseminação da construção por monobloco e suspensões independentes acabaram por abaixar os automóveis. Quer comprovar isso? Pegue a foto de um modelo americano do começo dos anos 50 e compare com um veículo equivalente em 1970. Viu como tudo é mais "baixo"? E olha que ainda estava na metade da linha evolutiva.
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Começo dos anos 90. Pelo simples prazer de se dirigir mais alto que o resto dos carros, alguns ignóbeis começam a fazer carros em que se dirigem mais alto. Tudo bem, o próprio nascimento dos SUV como conhecemos nessa época foi um grande fomentador dessa tendência. Mas a coisa chegou aos mais simples carros, que tiveram seus tetos elevados (tchau, aerodinâmica!) e uma montagem ergonômica mais elevada (centro de gravidade nas alturas e uma pior dinâmica) apenas para saciar o consumidor final.
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Mas os carros baixos não morreram. E aí surge a dúvida: qual você prefere? Eu explicito minha opinião com uma simples comparação: uma BMW 550i Touring anda mais, consome menos, tem melhor comportamento dinâmico e é tão espaçosa quanto uma X5 50i. Por que eu vou querer um carro alto? Você pode dizer "Renato, seu crápula, quero ver você ir em um sítio numa BMW!".autowp.ru_bmw_525d_touring_uk-spec_10bmw_x5_xdrive50i_za-spec_16

Aí temos outro ponto polêmico. As mais variadas pesquisas comprovam que mais de 90% dos SUV nunca saíram do asfalto. E contar com essa eventualidade justificando a valentia do SUV é como esperar que o Fred marque gols numa Copa do Mundo pelo simples fato do mesmo estar plantado mais próximo ao gol do time adversário.

Logo, vida longa aos carros baixos. Exceto nos 4x4 de verdade quando submetidos à lama, porque off-road também é vida.

E vocês, o que acham disso tudo? Vamos, opine!

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