Mercedes apresenta a nova geração do Vito
Utilitário será fabricado na Argentina e chega ao Brasil em 2015
Meses após apresentar o luxuoso Viano, a Mercedes mostra agora a nova geração do Vito, versão mais voltada ao trabalho. A van de médio porte, posicionada abaixo da Sprinter, deverá chegar ao Brasil em 2015, facilitado pela produção na Argentina – que terá início em novembro.
Em termos visuais não há surpresas, pois mantém as formas retas tradicionais dos comerciais da fabricante alemã e os elementos como grades, faróis e lanternas são os mesmos do Viano, ainda que simplificados em algumas versões.
O Mercedes Vito tem a maior capacidade de carga da categoria, 1369kg, e será oferecido com tração traseira ou dianteira. Serão três tamanhos de carroceria diferentes: 4,89m, 5,14m e 5,73m - o que o faz 14cm mais longo do que a geração anterior – e duas opções de entre eixos. A altura é sempre de 1,91m.
A gama de versões é composta pelo Vito Van, Vito Crew e Vito Tourer. Este último é destinado apenas ao transporte de passageiros e tem pacotes de equipamentos com acabamento diferenciado. Todos possuem freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade e, dependendo da versão, haverá 8 airbags. O Attention Assist, que monitora as condições do motorista, também é de série e há também o Crosswind Assist, que minimiza os efeitos dos ventos laterais.
Na gama de motores há apenas motores diesel, começando pelo pequeno 1.6 de quatro cilindros com 88cv no Vito 109 CDI e 114cv no Vito 111 CDI, apenas com tração dianteira. Com tração traseira há um 2.15 de quatro cilindros de 136cv no Vito 114 CDI, 163cv no Vito 116 CDI e 190cv no Vito 119 BlueTEC. Estes motores estão acoplados a uma transmissão manual de seis velocidades, exceto para o BlueTEC Vito 119, que vem com uma transmissão automática de 7 velocidades – opcional para os Vito 114 CDI e 116 CDI.