Fim de linha para o Lancer Evolution
Esportivo da Mitsubishi terá somente a linha 2015 antes de virar passado
Foram mais de 20 anos e dez gerações, mas a dinastia está chegando ao fim. A Mitsubishi anunciou oficialmente que o Lancer Evolution morrerá em breve. Enquanto que ela mesma já informou que o Lancer será “descontinuado em vários mercados mundo afora”, os Estados Unidos receberão a linha 2015 com algumas (mínimas) mudanças, onde a produção começa em julho deste ano.
Esteticamente não espere nada além de novos retrovisores com piscas integrados e um novo porta-copos no interior. No entanto, as duas versões (GSR e MR, sendo a última a topo de linha da gama) ganharam itens adicionais. A primeira recebem adereços visuais e sistema som novos, assim como bancos dianteiros aquecidos, revestimento em couro nos bancos, teto solar elétrico e adição de mais material de isolamento acústico, entre outros itens. Já a versão MR ganha algo a mais. Estão presentes agora sensores crepuscular e de chuva, extrator de calor na cor da carroceria e acabamento cromado adicional na grelha dianteira. Retrovisor interno eletrocrômico, isolamento acústico ampliado e sistema de som Rockford Fosgate com nove alto-falantes também estão inclusos.
Para quem sonha com um futuro renascimento do Lancer Evolution, más notícias: a Mitsubishi já afirmou que não tem planos de fazer um novo sedã esportivo 4X4 movido a gasolina. O foco da fabricante agora é o de desenvolver modelos de alto desempenho que também usem energia elétrica. Eles afirmam, entretanto, que toda a tecnologia aperfeiçoada no Lancer Evolution continuará a ser aprimorada e incorporada em futuros modelos.