Estes são os novos Smart ForTwo e ForFour
Só nós achamos o novo ForTwo muito esquisito?
O Smart ForTwo, aquele carrinho para apenas duas pessoas lançado em 1998 chega agora a sua terceira geração e acompanhado de um irmão maior, o ForFour. O design dos dois é muito semelhante e até acompanham bastante as linhas do antigo ForTwo, mas a dianteira com grandes faróis quadrados e a grade arqueada com tomada de ar maior não é tão simpática quanto a anterior. Ficou esquisito.
Os dois modelos foram desenvolvidos em conjunto com a Renault, e o resultado disso é que a plataforma é compartilhada com o novo Twingo. 70% dos componentes são compartilhados entre eles, incluindo os motores e a tração traseiros.
Apesar das formas enganarem, o novo Smart ForTwo tem o mesmo comprimento que o antigo, ou seja, 2,69 metros de comprimento – o mesmo que o entre eixos de um sedã médio -, mas é 10cm mais largo e 2cm mais baixo. Sua distância entre eixos cresceu apenas 0,6cm, passando a 1,87 metros, O porta-malas também está maio: são 40 litros extras, totalizando 260 litros.
Aproveitando a ocasião, a Smart recriou o ForFour, modelo de quatro lugares que foi um fiasco em sua primeira geração, vendida entre 2004 e 2006. Era um Mitsubishi Colt com detalhes à la ForTwo e muito mais caro. Agora o ForFour é apenas um ForTwo com cinco portas, quatro lugares e 3,49 metros de comprimento. O design da dianteira casa melhor com ele. O porta-malas encolhe para 185 litros, mas pode chegar a 975 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
O interior dos dois é que marca uma boa evolução. As formas são mais elaboradas, demonstrando uma maior preocupação com a ergonomia, conforto e um maior requinte.
Os motores serão idênticos em ambos. As opções serão os três cilindros, 1.0 a gasolina aspirado com 81cv e um 0.9 turbo com 90cv. Mais tarde a Smart deverá oferecer este último motor sem turbo, com apenas 61cv, para as versões de entrada.
Algo que se pode comemorar é que, pela primeira vez, haverá uma transmissão manual para o modelo, com cinco marchas. A transmissão de dupla embreagem e seis velocidades twinamic é opcional. Um dos pontos críticos da geração anterior era seu câmbio automatizado de uma única embreagem.
A Smart ainda não divulgou números de desempenho dos seus novos modelos, mas ela terá tempo para isso, afinal, o lançamento na Europa está previsto para novembro.