Nissan quer ter carros autônomos no mercado até 2018
Hoje a maior barreira é a legislação, que não prevê carros sem motoristas
Enquanto, fabricantes estudam o funcionamento de seus carros autônomos e o Google já começa a produzir seu próprio carro sem motorista para testes mais numerosos, a Nissan já prevê a comercialização de um veículo capaz de ser independente dos comandos do motorista antes do fim desta década.
Em entrevista ao site Automotive News, o chefão da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, afirmou que os veículos autônomos da Nissan já rodarão pelas ruas e estradas dos “países pioneiros” – como Estados Unidos, Japão e a própria França – em 2018. O executivo afirma que hoje a maior barreira para estes veículos é das leis viárias e também da responsabilidade responsabilidade que envolve esses carros.
Por exemplo, a legislação brasileira não prevê veículos circulando por aí sem motorista. Outra questão diz respeito aos seguros: em caso de acidente, a culpa é de quem está no posto de motorista, do dono do carro ou da fabricante? Não à toa, na Califórnia estes carros independentes só poderão rodar com motoristas atrás do volante e estes precisam estar aptos e ser capaz de assumir o controle do carro em situações de risco.