Lada Niva passa por primeira grande atualização desde… 1977

SUV russo será mantido em produção até 2016

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É claro que nos últimos 37 anos o Lada Niva – 4X4, na Rússia - sofreu algumas alterações em seu visual, mas está é, certamente, a primeira vez que você é capaz de ver as mudanças sem ter que comparar as imagens. Há uma nova grade com três filetes, novos para-choques de plástico com formato envolvente e, pela primeira vez, há rodas de liga leve aro 17”.

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As alterações continuam entre os equipamentos, onde sua pequena lista é completada por limpador traseiro, vidros elétricos e ar-condicionado. A AutoVAZ, que o fabrica, diz ter melhorado o isolamento acústico. Em resumo, são alterações que um carro normal sofre a cada quatro anos. Mas quem disse que o Niva é um carro normal?
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O motor é um 1.7 à gasolina (com injeção multiponto desde 2004) que gera 82cv e o leva de 0 a 100 km/h em 16 segundos, com máxima de 137 km/h. A tração é 4x4 com reduzida, comandada, no total, por três alavancas de câmbio.
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O Niva é até os dias de hoje uma referência no campo off-road, pela sua valência nas trilhas. Fruto de um projeto soviético que utilizou como base o Fiat 124, de 1966, é até hoje um dos carros preferidos para praticantes de trilha. Além de barato e eficiente, o Niva tem uma boa estrutura – tanto que uma boa parcela dos que foram importados na década de 90 vive hoje com um motor 2.0 das mais diversas fabricantes.
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Entre os anos de 2002 e 2012, 370 mil unidades foram comercializadas na Rússia e outras 150 mil foram exportadas. Só por causa destes números que ele continua em linha, mas a Lada já avisou que a produção só continua até 2016. Para este ano está previsto o lançamento de uma nova geração, que dificilmente terá o mesmo carisma da atual.

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