Harley-Davidson apresenta projeto de moto elétrica
Velocidade máxima fica na casa dos 150 km/h
Feche os olhos. Imagine o ronco de uma Harley-Davidson passando pela sua rua. O som é inconfundível, correto? Pois é, esse ronco tão marcante no mundo das motocicletas pode estar com os dias contados. Isso se deve a apresentação do projeto LiveWire, que consiste em uma Harley-Davidson, só que elétrica.
Foram produzidas 24 unidades e a apresentação ocorreu em Nova York, esta semana. O plano da marca é disponibilizar os modelos para os consumidores e fãs dos EUA, Canadá e Europa testarem e utilizar os dados coletados para aprimorar a tecnologia e suas especificações para iniciar a produção em série a partir de 2016.
A versão remete bem aos modelos atuais da marca, com linhas volumosas, porém com um aspecto mais Naked, inspirado no modelo V-Rod. O motor rende 55kW de potência -aproximadamente de 75cv- e 7,1kgfm de torque.
Pilotar não será problema. Como todos os veículos elétricos, o projeto conta com câmbio automático, bastando apenas maneirar a mão no acelerador e curtir o trajeto. Existem dois tipos de condução, uma voltada para autonomia (apenas 210 km) e outra focada no desempenho (0-100 em 4 segundos). Após a escolha do modo, basta seguir em frente. Apesar de elétrica, a moto conta com um ruído característico – por conta do envio da força para a roda traseira via correia dentada de borracha – que promete acabar com o monótono silêncio de motores elétricos.