Ford apresenta o novo Focus ST
Hatch esportivo passa a contar com opção Diesel pela primeira vez
Apesar de já ter nascido com a “grade de Aston Martin”, o Ford Focus ST também passou pela mesma reestilização que, meses atrás, foi vista nas versões menos potentes do Focus. O modelo está sendo apresentado no Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, inclusive em sua inédita versão esportiva com motor Diesel.
O hatch esportivo tem novos faróis, mais estreitos, e novos para-choques dianteiro e traseiro. A grade também é um pouco diferente e as rodas aro 19” tem desenho inédito. No interior, o console central foi modificado para acompanhar as outras versões e teve melhorias no sistema de climatização. Os bancos são Recaro e no topo do painel estão três mostradores que exibem a pressão do turbo, temperatura do óleo e a pressão do óleo.
O que realmente importa é a mecânica, e neste ponto o Ford Focus está bem servido. A opção à gasolina é a mesma: um 2.0 Ecoboost turbo com quatro cilindros de 250cv a 5500rpm e 36kgfm de torque, mas agora conta com o sistema start&stop, o que lhe permite reduzir o consumo em 6%. A Ford diz que esta versão chega aos 100km/h em 6,5 segundos e a velocidade máxima de 247km/h.
Realmente novo é o Focus ST Diesel. Inédito, conta com motor 2.0 TDCi de 185cv a 3500rpm e 40kgfm de torque entre 2000 e 2750rpm. Com câmbio manual de seis marchas, esta versão vai de 0 a 100km/h em 8,1 segundos e atinge a máxima de 217 km/h.