Nissan revela o Pulsar, seu novo hatch médio para a Europa
Com design simples e bom espaço interno, será a opção racional do segmento
Desde que deixou de produzir o Almera, em 2006, a Nissan não tem um modelo no disputado segmento de hatches médios europeu. Agora ela quer voltar a disputar mercado com Volkswagen Golf e Renault Mégane com o lançamento do Pulsar, que será fabricado em Barcelona, na Espanha, num ritmo de 80.000 carros por ano.
Com estilo um tanto conservador, se comparado com os últimos lançamentos da Nissan, o Pulsar é baseado na mesma plataforma dos novos Qashqai e X-Trail. A Nissan diz que o carro é completamente novo, mas há muitos detalhes que revelam semelhanças com o Tiida chinês, lançado em 2012. Os faróis conservam os traços marcantes desta fase da Nissan, assim como a grade com um “V” que se prolonga no capô. Até que a Nissan foi muito feliz ao adotar lanternas em formato bumerangue na traseira, onde o para-choque tenta simular uma espécie de difusor.
Com 4,4 m de comprimento e 2,7 m de entre eixos, certamente tem o melhor espaço interno de seu segmento. Parece que ele tem tudo para ser a opção racional do segmento, tal como era o Tiida no Brasil antes de ter sua importação encerrada.
A gama de motores será composta por um 1.2 DIG-T de 115cv a gasolina estreado no Qashqai e no Juke, além do diesel 1.5 dCi de 110cv. Mas desde já está confirmada uma versão Nismo do Pulsar com o mesmo motor do Juke Nismo, ou seja, um 1.6 Turbo de injeção direta com potência em torno dos 200cv.
Em termos de tecnologia, além do sistema de entretenimento NissanConnect, que temos no March e se destaca por acessar o Facebook, por exemplo, há sistemas como o “Nissan Safety Shield” e “Around View Monitor”, que evitam atropelamentos e colisões, alertam sobre mudança de faixa involuntária e auxiliam pontos cegos. Todos eles já vistos no Qashqai.