Mês de abril termina com queda de 11,66% nas vendas
De acordo com a Fenabrave, houve retração de 4,54% no acumulado até o quarto mês do ano
Se o mercado de veículos de passeio e comerciais leves em 2014 precisasse ser definido com uma palavra, até o momento, a expressão seria “irregular”. Isso porque encerrados apenas quatro meses do ano, não houve apenas um caminho seguido. Os meses de janeiro e fevereiro, apresentaram incremento nas vendas, quando comparados aos mesmos períodos do ano anterior. Março e abril seguiram caminho contrário, o que comprova a expressão acima.
No quarto mês deste ano, foram 279.759 veículos de passeio e comerciais leves emplacados, crescimento de 22,32% nas vendas, quando comparado ao mês de março (228.715). Em referência ao mesmo período do ano passado, os números se tornam menos favoráveis ao setor: retração de 11,66%.
No acumulado – vendas somadas de todos os meses do ano até o mês apresentado – o recuo nos emplacamentos no Brasil foi de 4,54%. Até abril de 2014, chegaram às ruas 1.054.123 novos veículos, número inferior aos mais de 1,1 milhão de emplacamentos no mesmo período de 2013.
Hatches:
Líder por tantos anos, o Volkswagen Gol tomou um susto no mês passado, sendo apenas o terceiro veículo mais vendido do país. Neste mês, nada feito. Com 16.963 novos exemplares ganhando as ruas, o Gol retomou a primeira posição. Em segundo lugar, o fechou o mês com 15.409 emplacamentos em abril. Na terceira colocação, o Chevrolet Onix continua com fôlego e foi emplacou 13.247 unidades. Em quarto, Ford Fiesta apresenta bons números: 12.042 unidades no mês. Apenas em quinto, o Fiat Uno vendeu 11.286 exemplares no quarto mês do ano.
Sedãs:
Entre os três volumes, o destaque continua com o Siena: sétimo colocado no geral, com 8.940 emplacamentos no quarto mês deste ano, mantendo a liderança com folga no segmento. Seguido pelo Chevrolet Prisma, em 2º lugar nos sedãs – nono no geral – o modelo mantém a vice-liderança com 8.122 emplacamentos. O Volkswagen Voyage, fechou o mês com 5.976 unidades vendidas, o necessário para conquistar a 11ª colocação no geral.
Na quarta colocação, o Honda Civic garante o 12ª lugar no ranking geral com 5.776 emplacamentos. Fechando o Top 5 dos sedãs, o Toyota Corolla (acima) parece ter ganhado fôlego com a nova geração. Foram 5.566 novos exemplares nas ruas brasileiras, o suficiente para conquistar a 13ª posição no geral.
Comerciais leves:
Pick-ups:
Reinando de forma absoluta em sua categoria, com 13.298 novas unidades em abril, a Strada (acima) mantém a primeira posição entre os comerciais leves. Quase três vezes menos vendida que a líder, a Saveiro abocanhou o 2º lugar entre as pick-ups. O modelo da Volkswagen chegou aos 5.422 emplacamentos, e mantém margem segura contra a S10 (terceira).
A pick-up da Chevrolet fechou o mês com 4.743 novas unidades nas ruas. Na quarta colocação quem aparece é a Montana com 3.781 vendas. Fechando o Top 5 de abril entre as pick-ups, a Hilux aparece com 3.524 unidades emplacadas.
SUVs:
Aqui continua tudo igual. O EcoSport mantém o fôlego nas vendas, no quarto mês deste ano. Com 4.734 emplacamentos, o jipinho da oval azul é o líder entre os Smart Utility Vehicle (SUV). Ele manteve distância segura para o Duster que, na segunda colocação na categoria, emplacou 3.632 unidades no mês. Em terceiro lugar, o Hyundai Tucson garantiu a medalha de bronze com 1.611 novas unidades nas ruas. Um pouco atrás, o Hyundai IX35 (quarto) assiste os concorrentes e sonha com o terceiro lugar: 1.332 emplacamentos, um pouco a frente do Mitsubishi Pajero, que fechou o Top 5 dos SUV, com 1.257 vendas no mês.
Marcas:
Mais uma vez a liderança continuou com a Fiat. Com 43.493 emplacamentos e 20,64% de participação, a ítalo-mineira continua com boa vantagem. Em 2º lugar, a GM se mantém na frente da Volkswagen. A companhia norte-americana alcançou a marca de 39.923 veículos novos vendidos, e 18,94% do mercado neste mês. Em 3º lugar, a Volkswagen vendeu 39.824 novos carros, e abocanhou 18,90%18,51% da fatia do mercado. Em 4º lugar, a Ford segue mais distante com 18.887 unidades e 8,96% de participação, seguida pela Hyundai, com 15.245 unidades e abocanhando 7,23% da fatia do mercado.
Fonte | Fenabrave