Audi RS5 TDI concept aposta em turbo elétrico
Conceito usar turbo que elimina o lag e é capaz de recarregar a bateria
Para marcar os 25 anos dos motores TDI (turbodiesel) durante o Auto Mobil International 2014, em Leipzig, na Alemanha, a Audi criou um RS5 conceitual que abre mão de seu 4.2 V8 para usar um motor diesel. Ele não está equipado com qualquer motor, mas sim com um 3.0 V6 TDi equipado com um turbo elétrico e-turbo aliado a dois turbos convencionais.
O turbo elétrico é semelhante ao que é utilizado em competições, que regenera energia para as baterias e elimina a demora na resposta do turbo (turbo lag). O resultado final se resume a 385cv e 75 kgfm. Em termos de performance, a Audi fala em aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de quatro segundos, 0,5 segundos menos que o RS5 a gasolina, equipado com motor de 450cv.
A velocidade máxima anunciada é de 280 km/h. O mais impressionante é mesmo o consumo anunciado, com a marca alemã a avançar: média de 20km/l.
Este novo motor V6 TDi deverá chegar ao mercado em 2015, possivelmente no primeiro RS TDi da Audi. Um R8 TDi é também uma possibilidade.