Peugeot apresentará o luxuoso Exalt Concept em Pequim
Modelo representa o relançamento da Peugeot como marca Premium na China
Dentre os carros que estarão aos olhos dos expectadores no Salão de Pequim de 2014, um certamente deverá chamar bastante atenção: O Peugeot Exalt Concept. Ainda que a palavra “Concept” ao lado do nome indique uma certa distância das ruas e avenidas, o sedã tem muita coisa viável para ser produzido. Mas também tem muitas coisas que estão mais para carros de sonho. Com ele a Peugeot quis interpretar de uma maneira própria a definição de luxo num carro.
A ideia da Peugeot ao fazer o Exalt foi de criar um conceito diferente dos carros conceito atuais, seguindo de certa forma o que o Onyx já havia feito em 2012. A diferenciação começa no tempo levado (18 meses, contra os 8 comuns a um carro-conceito), e segue pelas cores, pois simplesmente não há cor na maior parte da carroceria, sendo o aço “cru”. A ideia da montadora francesa foi justamente essa: fazer um carro sem pintura. E, na parte traseira, a pintura aplicada é o que é chamado de “pele de tubarão”. De acordo com a marca, essa pintura ajuda a reduzir o consumo, uma vez que é mais aerodinâmica que a pintura convencional. Apesar do comprimento normal para um sedã (4,70 m), ele é bem mais baixo que um, com 1,31m. Cerca de 10 cm mais baixo que um Corolla, por exemplo.
Mas abrindo a porta e olhando o interior, percebe-se que ele tem mais de conceito que possa parecer, ainda que de uma forma diferente dos carros-conceito atuais. O Exalt apela para um luxo sem igual no interior, com uma profusão de madeira e couro tratado de dar inveja às marcas mais caras do mundo. A superfície da madeira, por sinal, traz desenhos de leões em baixo relevo, e várias telas retráteis multifunção se escondem dentro do painel. Já os comandos disponíveis ao motorista ficam em teclas, como se fizessem parte de um piano.
Por baixo de tudo isso se encontra um conjunto que existe nas ruas. A plataforma é a mesma EMP2 encontrada no atual 308 (o europeu, não o nosso), e o conjunto motriz é o Hybrid4 da Peugeot, com o 1.6THP do RCZ R, de 270 cv, aliado a um motor elétrico de cerca de 70 cv.
A ideia da Peugeot é, com o Exalt, relançar a marca no segmento de luxo na china, algo que a Citroën fez com a linha DS, já que o mercado chinês é um tanto atrativo para o grupo PSA.