O substituto do Chevrolet Celta pode estar sob esta camuflagem
Nova geração do Chevrolet Spark/Opel Agila deve substituir o Celta
Com visual independente, porém com mesmos plataforma e motores – da nova linha Ecotec – os novos Chevrolet Spark e Opel Agila já circulam em testes pela Alemanha com carroceria coberta com camuflagem. O que há de tão importante neles? Bem, recentemente Dan Ammann, presidente da General Motors, esteve no Brasil e confirmou um compacto global inédito para o mercado local, com motores inéditos e mais eficientes. Por enquanto, todas as pistas apontam para o novo Spark.
No Brasil já há certa movimentação nos bastidores da Chevrolet. Antes batizado como “Projeto Jade”, hoje ele é conhecido como “Âmbar” e já tem componentes sendo cotados junto a fornecedores e o custo final ainda tem o poder de embargar a produção do carro no Brasil, mais exatamente na fábrica de São José dos Campos (SP). Há interesse em fabricá-lo aqui para exportação, mas caso os custos sejam elevados ele poderia ser montado em Rosário, na Argentina, onde o Agile – não confundir com o Agila - é fabricado.
Ao menos as palavras de Ammann servem de alento: "é um segmento que a Chevrolet quer (e vai) participar”. Mal ou bem, o Celta, o único que resistiu sem grandes mudanças a renovação da gama de produtos da Chevrolet não passa de 2016, quando o novo compacto já poderá ser visto nas ruas. O interesse da Chevrolet é posicionar este novo projeto abaixo dos R$ 30 mil.
Qual é a do Spark?
Cotado como uma das atrações do Salão de Nova York, ao lado do novo Cruze, o Chevrolet Spark 2015 não perderá o posto de carro de acesso da marca nos Estados Unidos. Além da promessa de ter certa independência em relação ao design do Opel Agila, terá maior espaço interno. O motor será o novo 1.0 de três cilindros Ecotec, que, sempre com turbo e injeção direta de gasolina, tem versões de 90 e 115 cavalos.
Nos resta torcer… Quem sabe ele não aparece por aqui com conjunto tão revolucionário quanto o do Corsa B quando apareceu por aqui, em 1994? É, o pai da plataforma do Celta completaria 20 anos neste ano…
Imagens | Worldcarfans