Charger e Challenger 2015: dose dupla da Dodge em Nova Iorque
Muscle-cars ganham potência e são reestilizados para o Salão
Se, na Dodge, por um lado, o Viper (que agora é SRT) anda meio em baixa, por outro os outros Muscle-Cars da montadora não estão esquecidos. O Challenger e o Charger chegam a Nova Iorque com mudanças para se manterem competitivos. Cada um adotou uma linha diferente, com o Challenger fazendo mais menções aos antecessores dos anos 70 e o Charger ficando mais moderno.
Para o Challenger, as mudanças são mais discretas por fora. Faróis com LEDs (assim como as lanternas traseiras) e um leve redesenho na dianteira, com a grade agora dividida em dois e o capô mais alto, que reforça ainda mais a aparência musculosa do carro. O painel também inteiramente novo. E, se por um lado ficou menos clássico que na “geração” anterior, por outro ficou mais moderno, com direito a display digital na frente.
Em termos de motores o Challenger ganhou novidades também, chegaram para complementar a linha os 6.4 Scat Pack e 392 HEMI Scat Pack Shaker, ambas com o novo motor HEMI 6.4 V8, que produz estimados 492 cv e 65,7 kgmf. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de oito. Os números de desempenho são empolgantes: 0-100 km/h em 4,5 segundos e máxima de 293 km/h.
Já o Charger continua como o “Muscle-Car de quatro portas” da Dodge. Mas, na contramão do “irmão” Challenger, resolveu seguir linhas mais modernas sem perder o aspecto musculoso de vista. A frente foi totalmente redesenhada, com o destaque para os novos faróis de LED. O interior também foi atualizado, com novos volante, quadro de instrumentos e uma tela TFT de 7 polegadas. Em termos de motor, o propulsor mais potente à disposição é um HEMI 5.7 V8, de 375 cv e 54,6 kgfm, também disponível para o Challenger.