Uno Dualogic é flagrado em testes e promete ineditismo
E a Fiat nos surpreende novamente. Já era hora!
Enquanto a linha Fiat no Brasil enfrenta um grande marasmo, que não reflete sua liderança (pelo menos não até agora), fatores externos estimularam o Uno a buscar novos caminhos neste ano em que completa quatro anos de mercado. O principal fator atende por Volkswagen Up!, apesar do câmbio automático já estar previsto para o sucessor do Mille há algum tempo. O novo compacto da VW influenciou a futura reestilização do Uno, que trará um interior completamente renovado. Inspirada nos novos ares, a Fiat decidiu usar um câmbio de botões semelhante ao do 500 Abarth, como mostra o flagra do FlatOut!.
Os botões permitem o manuseio dos diferentes modos oferecidos pelo veículo e também a alternância entre o modo manual e automático. Além disso, ele abre margem para o uso de câmbio borboleta (trocas atrás do volante) no modo manual. O Uno deverá vir equipado com o Dualogic Plus, que dispõe de funções que levam o carro a andar lentamente sem a necessidade de acelerá-lo (como em um automático) e que impedem o câmbio de engatar uma marcha superior em uma retomada de velocidade
A unidade flagrada era uma Way, mas o câmbio deverá ser o queridinho da Sporting, principalmente se tiver o fatídico câmbio borboleta. A versão do Uno deverá ter um sistema mais simples, ou seja, elétrico ao invés de hidráulico. Isso irá diminuir os custos no investimento, o que significa que poderemos ver as versões 1.0 equipadas com ele. De uma forma ou de outra, o Uno é um grande candidato ao automatizado mais barato do país – dependerá do Up! I-Motion, que chega dentro de alguns meses.
Câmbio Dualogic do 500 Abarth