Novos Audi TT e S1 chegam ao Brasil em 2015
Compacto esportivo é um A1 com tração integral e motor de 231 cv
Entre as novidades da Audi para o Salão de Genebra, os novo Audi TT e S1 – versão mais potente do A1 - já tem lançamento no Brasil confirmado para 2015. Dos dois, quem mais impressiona é a terceira geração do TT, tecnicamente inédita mas ainda bastante fiel ao design que usa desde a primeira geração, lançada em 1998.
O design mais agressivo é reforçado por avanços do ponto de vista técnico. O novo Audi TT usa a plataforma modular MQB, mais leve, sólida e versátil que a anterior. Em um primeiro momento estará disponível com motores 1.8 TFSI com 180 cv (20 cv a mais) e 2.0 TFSI com 220 cv. O novo TT tem câmbio manual de seis velocidades e transmissão de dupla embreagem S tronic, também de 6 marchas, como opcional. Posteriormente, a gama será ampliada com a introdução da versão TTS coupé, com tração integral e motor 2.0 TFSI com 300 cv, além de um 2.5 de cinco cilindros com 380 cv, que chegará ao mercado apenas em 2015.
Audi S1
Inspirado no Audi S1 dos anos 80, o hatch de entrada da Audi passou por uma série de alterações visuais e esconde um motor 2.0 TFSI de 231 cv e 37,7 kgfm, tração integral quattro e à uma caixa manual de trocas curtas e seis velocidades. O eixo traseiro abriga uma embreagem hidráulica multi-discos, controlada por um software adaptado aos modelos S com tração quattro. O ESC, controle eletrônico de estabilidade, gerencia o funcionamento do diferencial e pode contar com ajuda do sistemas de freio para manter o carro na pista com segurança e agilidade. A suspensão conta com acerto especial para a versão.
São boas credenciais que fazem este novo S1 ser capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e obter consumo médio de 17,1 km/l na versão de três portas, ou 5,9 segundos e 16,9 km/l para o Sportback. Nos dois casos, a velocidade máxima é de 250 km/h.
Na parte externa, mudanças leves nos faróis, grade e. para-choques. Novas saias, difusor traseiro, quatro saídas de escape e o logotipo S1 completam o estilo agressivo do carro. As rodas são de 17 polegadas com pneus 215/40. As de 18 polegadas são opcionais. Atrás delas, discos de 310 mm de diâmetro no eixo dianteiro. Por dentro, acabamento escuro, detalhes vermelhos e na cor da carroceria e o logotipo S1 no volante.