Novo Ford Ka 2015 já roda com menos camuflagem
Lançamento deve acontecer em abril, mas vendas podem ficar para junho
A esta altura você dificilmente encontrará algum antigo Ford Ka zero quilômetro nas concessionárias e, por lei, todas deverão encontrar seus respectivos donos até o final deste mês por não terem airbags e ABS. Mas a nova geração não vai demorar. Testes de rodagem finais já estão em execução, como revelam as imagens de um comboio do modelo feitas pelo amigo Fillipe Vivas na região metropolitana de Salvador (BA). O lançamento está previsto para abril.
Talvez a data estimada diga respeito apenas a apresentação do modelo em sua forma definitiva. Como a Ford anda com a mania de fazer diversos “lançamentos” de um mesmo modelo, é mais certo afirmar que o novo Ford Ka 2015 estará nas lojas antes da Copa do Mundo. A versão sedã surgirá depois, em outubro, durante o Salão do Automóvel.
A ser fabricado na unidade da Ford em Camaçari (BA) o novo Ka, que é chamado internamente de projeto B562, substituirá não apenas o velho Ka, mas também o Fiesta Rocam, e ainda tem a missão de fazer volume de vendas para que a Ford segure a ofensiva da Renault na luta pelo quarto lugar no mercado brasileiro. As dimensões serão reduzidas para não interferir na vida do New Fiesta, quem lhe empresta a plataforma.
Em termos de design ele será bastante simples, e isso já pode ser notado nas unidades com menos camuflagem. A traseira lembra um Volkswagen Gol e laterais tem linha de cintura alta como o Chevrolet Onix, sendo que a altura está mais próxima do Nissan March. A dianteira mistura elementos do Fusion e New Fiesta.
As opções de motorização serão duas: um inédito 1.0 de três cilindros e doze válvulas, com potência máxima na casa dos 80cv, e o 1.5 que estreou no New Fiesta e que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. As opções de câmbio serão sempre manuais, já que o PowerShift nos planos iniciais está descartado. Deve ficar restrito ao Fiesta.
Os preços devem partir dos R$ 27 mil, elevando, assim, o preço inicial dos carros da Ford no País.
Fotos | Fillipe Vivas