Ford diz que novo Ka não é um “low-cost”
Ka concorrerá com o Sandero no Brasil, mas não na Europa
Talvez pela origem, por ter sido desenvolvido no Brasil, há um certo receio do mercado europeu do novo Ford Ka ser um carro low-cost, o que para eles significa ser concorrente do Dacia Sandero, que parte dos 8.990 euros (R$ 29,1 mil). Apesar de os dois estarem na iminência de se tornarem concorrentes, a Ford diz que o Ka será “um carro que atende às necessidades do cliente”.
A declaração é de Stpehen Odell, presidente da Ford Europa, que explicou ainda, em entrevista à revista britânica Autocar, que com o Ka a Ford não pretende bater de frente com os concorrentes mais caros, ao menos em preço, mas quer fazer dele um carro que o cliente deseja. “Oferecerá algo muito diferente do Fiesta, com preço também muito diferente, mas terá o DNA da Ford”, conclui Odell.
O novo Ford Ka tem previsão para ser lançado na Europa em meados de 2015, mas será lançado no Brasil em abril. Por aqui terá a disposição dois motores, sendo um deles o inédito 1.0 de três cilindros e doze válvulas aspirado, com potência máxima na casa dos 80cv, além do 1.5 que estreou no New Fiesta e que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. As opções de câmbio serão sempre manuais, já que o PowerShift nos planos iniciais está descartado.
A Ford projeta que, até 2017, o mercado mundial de carros compactos terá um crescimento de 35%, passando de 4 milhões para 6,2 milhões de unidades. Stephen Odell, vice-presidente executivo da Ford para a Europa, África e Oriente Médio informa que a Ford vendeu mais de 1,8 milhão de unidades do Ka atual desde o seu lançamento, em 1996.
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