Este é o Nissan e-NV200 de produção
Van 100% elétrica começa a ser fabricada nos próximos meses
Semanas atrás tivemos a oportunidade de dirigir o Nissan e-NV200 ainda em sua fase de protótipo. Agora a van elétrica da Nissan surge em sua versão de produção, pronto para se apresentar ao público durante o Salão de Genebra e, em breve, começar a ser fabricado em Barcelona, na Espanha.
Em relação ao protótipo, além do interior pronto, com texturas nos plásticos e central multimídia, o modelo também recebe conjunto mecânico com números definitivos. O motor é o mesmo elétrico de 109 cv do Leaf, mas com um pack de baterias de 48 módulos – instaladas sob o assoalho sem interferir na capacidade de carga - que totalizam 24 Kw, o que resulta numa autonomia de 170 km. A recarga em tomada convencional leva de 8 a 10 horas, enquanto que cai para 4 h em carregadores de 32 amperes, mas a recarregar 80% leva apenas 30 minutos em carregadores de 50 amperes.
A área de carga com 4,2 m³ de capacidade é idêntica a versão à gasolina, e ali pode ser colocado até mesmo um pallet com até 600 kg. Ele ainda será vendido em versões de carga de 1 ou 2 fileiras de bancos, ou de passageiros com 2 e 3 fileiras de bancos.
Em relação ao modelo à gasolina, mudam faróis e lanternas, o quadro de instrumentos é digital e inclui monitoramento do carro e há detalhes azuis espalhados pela carroceria. O sistema de ar-condicionado é exclusivo e é otimizado para não roubar muita bateria. Além disso, há sistema que usa a energia cinética liberada em frenagens ou desacelerações para recarregar a bateria.
Leia mais | Elétrico, Nissan e-NV200 tenta mostrar seus benefícios a médio prazo