Elemento X: Este é o novo Toyota Aygo
Irmão de Peugeot 108 e Citroën C1, japonês tem proposta mais esportiva
O Toyota Aygo continua sendo derivado do mesmo projeto dos Citroën C1 e Peugeot 108, que também tem sua nova geração como atração do Salão de Genebra. O pequeno Toyota conseguiu ter mais personalidade e até certa independência diante dos irmãos franceses, mas é difícil explicar este “X” na dianteira.
Teria sido mais fácil dizer que o departamento de design da Toyota contratou o Professor Utonium para criar o design do Aygo e, sem querer, ele derrubou o “Elemento X” no projeto. Mas não. O que os japoneses explicam é que esta frente foi pensada da intersecção entre uma forma delicada, uma esfera irregular, com um prisma. Como eles pensaram nisso eu não sei (são japoneses!), mas até divulgaram a imagem abaixo para explicar.
As linhas arrojadas também são encontradas na traseira. A tampa da mala em formato hexagonal com um para-choques que imita difusor deixa o compacto com aspecto mais esportivo. O design ainda o faz ser 25 mm mais longo e 5 mm e mais baixo. Como os franceses, será oferecido com carrocerias de duas e quatro portas, mas não terá – ao menos este ano – versão com teto retrátil.
O único motor confirmado é o 1.0 de três cilindros a gasolina com 69 cv aos 6000 rpm e 9,7 kgfm de torque a 4300 rpm. As vendas na Europa terão início em julho, e sem qualquer chance de ser vendido no Brasil.