Volkswagen e-Golf começa a ser vendido na Europa
Elétrico, pode ser recarregado em apenas 30 minutos
A facilidade com que o novo Golf pode adotar conjuntos mecânicos alternativos é prova da versatilidade da plataforma modular MQB. O Volkswagen e-Golf, que está sendo lançado na Europa, estreia um sistema 100% elétrico dotado de um motor elétrico gera 116 cv de potência e torque de 27,5 kgfm, alimentado por uma bateria de 24,2 kWh e 315 kg que fornece até 190 km de autonomia.
A recarga total é feita em apenas 30 minutos em tomadas trifásicas e em cinco horas em tomadas convencionais. A bateria é refrigerada a ar, e não a água, que pode provocar incêndio em caso de acidente.
O carro possui três modos de funcionamento, o normal, ECO e Range. Em modo normal a potência é de 116 cv e a velocidade máxima é de 135 km/h, no modo ECO a potência é reduzida para 95 cv e a velocidade é limitada em 120 km/h, já no modo Range, a velocidade é limitada em 95 km/h e o ar-condicionado é desligado. Caso o motorista precise de mais potência em situações específicas, o motor entrega 116 cv em qualquer modo quando o pedal é pressionado até o fundo.
Como já é usual, o carro vem com alterações no visual: os para-choques possuem novo desenho e a suspensão traseira foi levemente rebaixada para melhorar a aerodinâmica. Os faróis são escurecidos e as lanternas ganham leves alterações. Por dentro o quadro de instrumentos é modificado e a tela multifuncional exibe informações do funcionamento do motor elétrico.
O e-Golf está disponível apenas com cinco portas e em configuração única, bastante completa – possui ar-condicionado automático dual-zone, luzes diurnas de LEDs, freio de mão elétrico, volante multifuncional e sistema multimídia completo. O preço fica em 34.900 euros, equivalente a R$ 114 mil, quase o preço do Golf GTI por aqui. O valor, no entanto, é 8 mil euros mais caro que o do 1.4 TSI de 120 cv na Europa.