Volkswagen up! tem preços partindo de R$ 26.900
Apesar do preço, subcompacto é o novo carro de entrada da fabricante
Atualização | Clique aqui para ver todos os preços oficiais
Tão aguardado, o novo compacto de entrada da Volkswagen chega com pretensão de revolucionar o segmento. O up! – isso mesmo, com caixa baixa e ponto de exclamação no final – chega ao mercado brasileiro três anos após seu lançamento na Europa. O modelo nacional conta com diferenças no projeto, adaptado para o público consumidor tupiniquim e tem a árdua tarefa de se tornar o Fusca do século XXI – desconsidere aquele com motor TSI, claro.
Produzido em Taubaté/SP, o modelo estreia no Brasil a nova plataforma PQ12 da Volks - que também equipará o futuro jipinho Taigun e a próxima geração do Gol. O up! inicia as vendas da linha 2015 da marca, chegando apenas na versão 4 portas – a versão equipada com 2 portas só chega em três meses - e contando com seis versões. Preços partem de R$ 26.900 para o modelo duas portas e de R$ 28.900 para o quatro portas.
O modelo nacional sofreu algumas alterações em comparação com o modelo europeu. A tampa do porta-malas combina metal e vidro, diferentemente da tampa 100% de vidro do modelo gringo, barateando o custo de manutenção e consequentemente diminuindo o valor do seguro. O tanque de combustível do nosso modelo também é exclusivo, 15 litros maior que o up! europeu – totalizando 50 litros no total – garantindo uma ótima autonomia do carro mais econômico do Brasil, de acordo com o Inmetro. Outra alteração importante foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo. Essa característica também contribui para melhorar a sensação de amplitude no interior.
Seu porta-malas, que tem 285 litros de capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros). Com o banco traseiro rebatido, o compartimento atinge volume de 976 litros. Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.
O motor que equipa todas as versões é o 1.0 três cilindros, lançado aqui no Brasil através do Fox Bluemotion. Com 75 cavalos de potência na gasolina e 82 cv quando abastecido com etanol, o motor entrega seu torque total de 95 Nm/102 Nm aos 3000 rpm. Este motor dá ao up! o título de carro mais econômico do Brasil com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.
O modelo chega com status no mercado. Além do título de mais econômico, ele chega como carro mais seguro da categoria produzido no Brasil, obtendo 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças na avaliação do Latin NCAP. Aços formados a quente e aços de alta resistência para manter baixo peso e segurança elevada foram os responsáveis pela conquista. A segurança é reforçada pela oferta, de série em todas as versões, de freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha).
Outra importante conquista do up! é o melhor índice geral no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O up! obteve índice Car Group 11, o melhor entre todos os veículos participantes do estudo – é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
O up! estabelece uma nova referência em design para a Volkswagen, com linhas joviais e modernas. Suas dimensões foram idealizadas de forma a manter as características de um compacto por fora, mas proporcionando espaço e conforto para até cinco passageiros.
Na dianteira, destacam-se os traços limpos e fortes, com os faróis ligados por uma faixa estreita que tem o logotipo da Volkswagen ao centro. Nas laterais, chama a atenção a solidez do desenho, com a coluna traseira (“C”) bem apoiada sobre a roda. Os balanços curtos também colaboram para essa sensação. A traseira termina o desenho do carro com traços igualmente limpos e as grandes luzes, com a “assinatura” da Vw.
No interior, os bancos com encosto de cabeça embutidos, chamados de ‘oneshape’ chamam atenção. Os revestimentos são diferentes para cada versão e também é possível alterar o acabamento do painel, combinando com a ambientação desejada.
A Volkswagen usa o slogan ‘Um up! para cada pessoa’ para destacar as versões oferecidas. São seis no total: take up!, move up!, high up!, black up!, white up! e red up!. Apenas os preços da versão Take up! são oficiais, as demais terão valores serão divulgados oficialmente amanhã. Abaixo, os preços de todas as versões, exceto a Take up!, são informados por concessionários da VW para o modelo quatro portas.
Versões e preços:
Volkswagen Take up! – a partir de R$ 28.900 (4p oficial)
Equipamentos de série: Rodas de aço aro 13″ com pneus 165/80, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, ISOFIX, painel na cor cinza, ABS e airbag. Quadro de instrumentos não tem conta-giros. Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, CD player com Bluetooth, vidros/travas elétricos, rodas aro 14″ e prateleira no porta-malas são opcionais.
Volkswagen Move up! – a partir de R$31.093
Take + computador de bordo, prateleira no porta-malas, três apoios de cabeça no banco traseiro, quadro de instrumentos com conta-giros, painel na cor bege, predisposição para som, rodas de aço aro 14″ com pneus 175/70. Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, CD player com Bluetooth, vidros dianteiros/travas elétricos, alarme, rodas de liga, couro e GPS Maps & More são opcionais.
Volkswagen High up! – a partir de R$ 35.413
Take + Move + direção eletro-hidráulica, volante com regulagem em altura, travas e vidros dianteiros elétricos, retrovisor com ajuste elétrico e repetidor de seta, painel na cor da carroceria, faróis de neblina e rodas de liga aro 15″ com pneus 185/60. Ar-condicionado, CD player com Bluetooth, alarme, couro e GPS Maps & More são opcionais.
Volkswagen Red up! - Black up! - White up! – R$ 38.749
Take + Move + High + ar-condicionado, logotipos com nome da versão, rádio CD player com Bluetooth e rodas de liga aro 15″ com desenho exclusivo. Revestimento em couro e GPS Maps & More são opcionais.
Tecnologia “inédita”
A Volkswagen finalmente anunciou sua central de entretenimento no up!. Ela se chama “maps & more” é além de ser uma extensão do rádio e computador de bordo, permite conectividade multimídia e navegação via GPS.
Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.
O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS de auxílio ao estacionamento. O aparelho pode ser removido quando não estiver em uso.
Ficha técnica:
Motor 3 cilindros em linha, flex, 999 cm³
Potência 75 cv com gasolina a 82 cv com etanol a 6.250 rpm
Torque 9,7 kgfm a 10,5 kgfm a 3.000 rpm
Transmissão manual de 5 velocidades
Peso 910 kg a 958 kg
Pneus 165/80 R13, 175/70 R14 e 185/60 R15
Tanque 50 litros
Porta-malas 285 litros
Comprimento/largura/altura/entre-eixos 3,61/1,65/1,50/2,42 (em metros)
0 a 100 km/h 12,6 segundos (gasolina) e 12,4 segundos (etanol)
Velocidade máxima 163 km/h (gasolina) e 165 (etanol)
Consumo Cidade: 13,2 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol); estrada: 14,3 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol).