Rumpler Tropfenwagen, o curioso carro que influenciou o Fusca
De 1921, tinha aerodinâmica melhor que a do Prius e motor W6 central
Apesar de seu sucesso na indústria aeronáutica, o austríaco Edmund Rumpler foi responsável por grandes avanços na indústria automotiva no início do século XX. Quem diria que o fundador da primeira fabricante de aviões da Alemanha seria responsável pela invenção do sistema que permite que eixos de tração tenham suspensão independente e pela criação de um carro que em 1921 tinha aerodinâmica tão boa quanto o Toyota Prius? O carro em questão é o Rumpler Tropfenwagen.
Edmund Rumpler foi o braço direito de Hans Ledwinka na criação do primeiro automóvel da Tatra, que até aquele momento (1897) fabricava apenas trens – por isso seus carros tem faróis centrais – e poucos anos depois, em 1903, patenteou o sistema de semi-eixos oscilantes, que permitia que os eixos de tração passassem a ter suspensão independente. Este é o sistema usado no eixo traseiro do Fusca e também a causa da variação da cambagem das rodas traseiras quando a suspensão é exigida.
O destino levou Rumpler ao mundo da aeronáutica. Em 1910 fundava uma fabricante de aviões com seu nome - não por acaso, foi a primeira fabricante de aviões da Alemanha. Seu avião, o Etrich-Rumpler Taube, projetado pelo conterrâneo Igo Etrich, chegou a participar de algumas guerras entre 1911 e 1914, e da Primeira Guerra Mundial, mas por ser lento em manobras se mostrou vulnerável diante do inimigo e em 6 meses saiu do front para as escolas de pilotos.
Derrotada na guerra, a Alemanha estava sob as regras do Tratado de Versalhes, que em 1919 lhe proibira de fabricar aviões ou motores para aviões. Edmund Rumpler não perdera seu gosto por automóveis e após saber que desde 1913 a norte-americana Blood Brothers usava seu sistema de suspensão com tração independente no Cornelian, decidiu aproveitar sua experiência aeronáutica para criar um automóvel e poder levar mais a fundo seu registro de patentes.
O grande conhecimento sobre aerodinâmica adquirido no passado fez Rumpler criar um carro com formato baseado numa gota, o Tropfenwagen. Em alemão, o significa simplesmente “carro-gota”. Com suas formas arrojadas foi a grande sensação do Salão do Automóvel de Berlim de 1921. Não era pra menos: antes mesmo da Volkswagen existir e fundir dois motores em “V”, o Tropfenwagen já contava com um motor fornecido pela Siemens de 6 cilindros em W com três bancadas de dois cilindros, instalado em posição central, e que gerava 36 cavalos.
Hoje o Mercedes CLA se gaba por ser o carro de produção mais aerodinâmico do mundo, com 0,22 de coeficiente aerodinâmico. Em 1979 o Tropfenwagen já tinha 58 anos, e surpreendeu a todos ao ser testado e revelado seu coeficiente aerodinâmico de 0,28 cx, o mesmo que um Toyota Prius. Foi o primeiro carro pensado para ser aerodinâmico, superando o Chrysler Airflow.
Em 1923 Edmund vendeu a licença de sua gota com rodas para a Benz, e passou a fazer fazer suas próprias alterações no projeto. Fato é que ela aproveitou o chassi para fazer carros de competição, e por trás do projeto estava Ferdinand Porsche – sim, o responsável pelo desenvolvimento do Fusca e fundador da Porsche – , que ficou impressionado pelo funcionamento. Isso explica porque o Fusca faz uso de semi-eixo oscilante no eixo traseiro… Forçando um pouco, até lembra o primeiro Fiat Multipla.
Após tudo isso Edmund Rumpler voltou a produzir aviões. Judeu, foi preso depois que Hitler assumiu o poder, em 1933 e, mesmo que tenha sido liberado rapidamente, teve sua carreira arruinada. Morreu em 1940 e suas anotações foram destruídas pelos nazistas.
É curioso notar que o Rumpler Tropfenwagen não fez sucesso, tendo menos de 100 unidades produzidas. Algumas foram incendiadas para as gravações do filme “futurista” Metropolis, de 1927. Hoje restam apenas duas unidades, e os dois estão em museus alemães.