Novo Peugeot 108 tem até versão conversível
Subcompacto francês pode vir para o Brasil substituir o 207
Este é o novo carro de entrada da Peugeot para a Europa, e que tem alguma chance de ser produzido no Brasil futuramente. Se trata do Peugeot 108, que chega ao mercado europeu nos próximos meses para substituir o 107. Desta vez, além de opções de carroceria de duas e quatro portas, ele também será oferecido em versão conversível.
Com estilo que remete diretamente ao 208 e ao novo 308, o Peugeot 108 tem 3,47 m de comprimento e 1,62 cm de largura (outras dimensões não foram divulgadas) e pesa apenas 840 kg, o melhor número de seu segmento, graças ao uso de aços de alta resistência. Isso é bom até para a versão conversível, 108 Top!, que não precisa de reforços. Seu teto de lona tem 76 cm de comprimento e 80 cm de largura e se abre da mesma forma que no Citroën DS3 Cabrio e no Fiat 500C. O porta-malas tem capacidade de apenas 180 litros.
Como sempre faz ao revelar um modelo antecipadamente, a Peugeot não divulgou imagens do interior, o que deverá fazer às vésperas do Salão de Genebra. Em tempo, diz apenas que estará disponível sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 7 polegadas, seis airbags e sistema ISOFIX nos dois assentos traseiros, além de partida sem chave. Freios ABS e controle de estabilidade (ESP) também estarão disponíveis.
A gama de motores do pequeno Peugeot 108 é composta por um motor 1.0 VTi de 68 cavalos que está disponível com câmbio manual ou automatizado, ambos de cinco marchas e com opção de start/stop, além de um motor 1.2 VTI Pure Tech com 82 cv, sempre com câmbio manual.
No Brasil
Há tempos fala-se no desenvolvimento de um novo Peugeot subcompacto, o que justificaria até as aparições do antigo 107 em testes no Brasil. Este seria justamente o 108, que pode vir a ser fabricado no Mercosul para substituir o antigo 207. A fábrica da marca em Porto Real (RJ) trabalha com toda a sua capacidade, o que colocaria o 108 como responsabilidade da fábrica da marca na Argentina.