Nova geração do Renault Twingo é revelada com grandes mudanças
Pequeno francês agora tem motor traseiro e quatro portas
O Twingo original foi lançado em 1993 e descontinuado em 2007, um longo período, suficiente para conquistar admiradores, graças à características peculiares. Em sua segunda geração cresceu, ganhou apelo esportivo na versão RS e continuou com apenas duas portas, o que limitava suas vendas. Hoje a Renault mostra a terceira geração, com uma estratégia diferente.
A carroceria agora é de quatro portas, as linhas arredondadas remetem ao Twingo original, o capô é curto e a aparencia é de um legítimo carro urbano. O mais interessante, entratanto, está sob a lataria. O motor e a tração são traseiros, como nos clássicos Volkswagen.
Enquanto você pensa nas brincadeiras que podem ser feitas com um carro de tração traseira, a Renault justifica sua escolha, afirmando que a configuração permite melhor aproveitamento de espaço e redução do diâmetro de giro do carro, já que as rodas dianteiras podem esterçar mais, útil para vagas apertadas.
O comprimento ficará próximo dos 3,5 metros esperados para o Smart Forfour, que fará uso da mesma plataforma e motores. A gama de propulsores contará com opções de três cilíndros, como os 0.9 desenvolvidos pela Mercedes com injeção direta e potências entre 85 e 109 cv. Além da transmissão manual, um automatizada de dupla embreagem será ofertada.
Uma versão de duas portas não deve ser descartada. O visual do carrinho foi antecipado por dois conceitos, o Twin’Z, de quatro portas, e o Twin’Run, de duas portas e 324 cv. A apresentação oficial do carro está marcada para Genebra, mas a Renault já adianta que o nível de personalização será um dos destaques do carro, algo que podemos concluir apenas pelas fotos da galeria abaixo. Apesar de mostrar diversas fotos do carrinho, a marca fica devendo imagens do interior. Surpresa para Genebra.