Não parece, mas este é o Citroën C4 Cactus definitivo
Não é crossover, nem perua… Nem disco-voador
Ah os franceses e seus carros excêntricos…Veja só o Citroën C-Cactus acima. Ele não á um carro conceito, será vendido assim mesmo, com absorventes (de impacto, claro) nas portas, faróis divididas como no novo C4 Picasso e traseira com parte preta para combinar com a lateral e a frente. As vendas na Europa terão início em junho.
O primeiro elemento da nova família C da Citroën, o C-Cactus tem plataforma do C3, do C-Elysée e do Peugeot 2008, e dimensões do C4. Se apresenta como uma alternativa às peruas, com 4,16 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,48 m de altura. Entre os seus principais concorrentes estão Nissan Juke, Peugeot 2008, Renault Captur e o Fiat 500L Trecking.
As partes pretas na dianteira e nas laterais são os “Airbumps”, bolsas de ar capazes de absorver impactos leves, como um choque com outro automóvel em baixa velocidade, por exemplo. A grade frontal e o teto se unem ao conjunto de forma “flutuante”, aparentemente desconectada com o conjunto.
No interior, o C Cactus destaca-se pela simplicidade e facilidade de utilização. Os comandos estão agrupados em torno de uma tela de sete polegadas sensível ao toque e o airbag do passageiro passou para o teto. Possui ainda ar-condicionado automático, serviços de conectividade e o serviço Citroën eTouch, que ajuda na condução (incluindo Park Assist, limitador-regulador de velocidade programável, câmera de visão traseira, ajuda ao arranque em plano inclinado, iluminação estática nos cruzamentos). O câmbio automático é operado apenas por botões.
Com apenas 965 kg, o C4 Cactus pesa 200 kg a menos que o C4. É resultado de uma profunda preocupação com o peso, conseguido através da utilização de alumínio, vidros traseiros com abertura (-11 Kg), e banco traseiro rebatível do tipo monobloco (-6Kg).