Este é o Ford Ka Concept 4-portas brasileiro
Versão brasileira será mais longa que a indiana
Simultaneamente - à medida do possível, por causa da diferença de fuso horário entre o Brasil e a Índia -, a Ford apresentou hoje o Ford Figo Concept em Nova Déli, e o Ka Concept 4-Portas em São Paulo. Se trata do mesmo carro, porém com adaptado às legislações e condições impostas por cada mercado, algo já previsto em um projeto global.
Como na Índia carros com menos de 4 m de comprimento e equipados com motor diesel recebem benefícios fiscais, o terceiro volume do Figo é menor. É praticamente um notchback. O resultado é um pouco estranho, mas está anos-luz à frente do Mahindra Verito Vibe, um Logan hatch criado no intuito de ser inserido nestas regras.
Com terceiro volume cerca de 15 cm mais longo, o Ka Concept 4-Portas tem volumes mais equilibrados. Há mais liberdade quando às dimensões, já que no Brasil parte dos impostos é estabelecida pelo tamanho do motor. Por isso, por aqui ele usará motores 1.0 12v de três cilindros e 1.5 16v e quatro cilindros.
Certo é que as duas variações deste novo sedã compacto da Ford terá habitáculo idêntico ao do hatch, pois ambos compartilham até mesmo as portas traseiras. Para contornar as dimensões a Ford promete disposição mais conveniente dos elementos internos. O resultado será visto em abril, com o lançamento do hatch. Já o sedã só estará nas lojas depois da Copa do Mundo.