Nissan apresenta motor 1.5 com 400 cavalos
Downsizing levado a sério: motor pesa apenas 40 kg
Que tal um motor 1.5 de três cilindros turbo à gasolina capaz de gerar 400 cv e 38 kgfm de torque a 7500 rpm? Este é o motor DIG-T R, que será usado pelo híbrido ZEOD RC, modelo de competição mostrado em outubro passado e que participará da edição deste ano das 24 Horas de Le Mans.
Este motor é o melhor exemplo da tendência de downsizing de motores. Com 400 mm de comprimento, 200 mm de largura e 500 mm de altura ele pesa apenas 40 kg, resultando em 10 cv/kg, uma potência específica superior a um F1.
Apesar do auxílio do motor a gasolina, o ZEOD RC terá um modo de condução Zero Emission on demand, ou seja, totalmente elétrico. Estima-se que uma em cada dez voltas será feita em modo 100% elétrico. O esportivo híbrido terá uma caixa de cinco velocidades e pneus Michelin.
De acordo com o responsável da Nissan Motorsport, Darren Cox, a Nissan será a primeira a participar de uma grande competição automóvel internacional com um motor de três cilindros. Cox garante que o Nissan ZEOD RC será testado exaustivamente nos próximos quatro meses, se preparando para o evento “Garage 56”, inserido nas 24 Horas de Le Mans, entre 14 e 15 de junho. Lá, o modelo japonês será o primeiro a fazer uma volta ao circuito de la Sarthe exclusivamente em modo elétrico.