Jeep trará novos Cherokee e Grand Cherokee para o Brasil em 2014
Grupo Chrysler também lançará o novo Dodge Durango até o Salão de SP
Quando adquiriu boa parte das ações do Grupo Chrysler na Crise Econômica de 2008, a Fiat já visava a expansão das marcas pertencentes ao grupo no Brasil, o que, a médio prazo, está se concretizando. A Jeep viveu bons momentos em 2013: foi a marca que mais cresceu no Brasil dentre as que compõem o grupo e bateu recordes de venda no mercado mundial. Para 2014, a marca prepara as novas gerações da Cherokee e sua versão maior, a Grand Cherokee, que serão lançadas aqui ainda neste ano.
Segundo Luiz Tambor, diretor de Marketing e Vendas da Chrysler, 2014 será o ano da Jeep no Brasil. Tamanho otimismo está baseado também no recorde de vendas atingido pela marca em 2013 no mercado mundial – foram 731.565 vendas, o melhor resultado alcançado pela marca na história. Além disso, também no ano passado, a marca registrou o crescimento de 4,9% em vendas no país, e os bons resultados vão além de nossas fronteiras: globalmente, a montadora norte-americana cresceu 4% em relação a 2012. Esse clima permeia a presença da marca no North American International Autoshow (NAIAS), o Salão de Detroit.
O Grand Cherokee foi responsável por nada menos que 255 mil vendas da Jeep no mundo, e a marca certamente planeja expandir esse número com a ajuda do consumidor brasileiro. A versão reestilizada da geração lançada em 2010 ganhou faróis mais acanhados, nova grade – dessa vez, na cor do veículo – e novas lanternas. Enquanto o Cherokee surpreende pelas suas linhas inovadoras para a marca, o Grand Cherokee apostou na manutenção de seus valores estéticos.
No interior, volante e quadro de instrumentos mudaram, conservando boa parte do interior que, diga-se de passagem, ainda tem muito para render. A motorização, por ora, é o 3.6 Pentastar a gasolina de 286 cavalos. O Grand Cherokee 2014 já está disponível no Brasil A versão a Diesel acabou de ser lançada no Brasil ainda com o visual antigo, o que significa que após a chegada do modelo atualizado a motorização deve demorar alguns meses para desembarcar nos portos brasileiros. As 42 concessionárias da Jeep espalhadas pelo Brasil já oferecem as versões Laredo e Limited, com preço sugerido de R$ 185.900 e R$ 214.900, respectivamente. Ambas são equipadas com o motor 3.6 e câmbio de oito marchas.
Já o Cherokee ganhou uma geração completamente nova. A Jeep adotou um design que pode ser considerado revolucionário dentro da própria marca. Tudo para deixá-lo menos careta, algo que vinha acontecendo desde a geração lançada em 2002. A pretensão da montadora é, de fato, balançar o mercado cativando pelo design e pela mecânica. Um dos seus principais atrativos será o câmbio automático de nove marchas, que promete garantir excelente dirigibilidade somado à aptidão off-road. Ainda não há preços definidos, mas a marca irá trazê-lo a partir do segundo semestre de 2014. E, certamente, deverá passear no Salão de São Paulo.
Outra carta na manga do Grupo Chrysler para 2014 está no naipe da Dodge: o Durango, que compartilha a plataforma com o Grand Cherokee e que foi reestilizado recentemente no exterior será exposto no Salão Internacional de São Paulo e marcará a comemoração dos 100 anos da marca. As mudanças são pontuais, e o principal destaque vai para a adoção do câmbio automático de oito marchas, também utilizado no 300 e no próprio Grand Cherokee.