Detroit – VW Passat BlueMotion Concept
Dois dos quatro cilindros podem ser desligados
A Volkswagen exibe em Detroit o Passat BlueMotion Concept, versão equipada com motor pequeno com desligamento de cilindros e elementos aerodinâmicos, tudo para reduzir a quantidade de combustível queimado e, por consequência, as emissões de poluentes na atmosfera.
O Passat BlueMotion quer mostrar a capacidade que os motores de combustão interna possuem de serem ecológicamente corretos, ou de chegar perto disso, enquanto muitos apostam nos motores elétricos. Equipado com um 1.4 TSI de quatro cilindros, o carro conta com sistemas Start/Stop e Active Cylinder Management. Este último, desativa dois cilindros em velocidades baixas.
Com o par cilíndros desativados, o Passat passa a ser movido por um motor de dois cilíndros e 0,7 litros. Obviamente os dois cilindros são religados assim que o motorista acionar o acelerador. A transmissão é automática de dupla embreagem DSG. O pequeno 1.4 gera 152 cv de potência e 25,4 kgfm de torque.
O resultado de todos os sistemas é um consumo médio de 17,8 km/l, um bom número, considerando o tamanho do carro. Detalhes no exterior e interior caracterizam esta versão, como logotipos, grade, bancos em dois tons e aplique de fibra de carbono no painel. Nada foi dito sobre uma possível produção desta versão.