Chevrolet Volt deveria ter sido uma picape, diz Bob Lutz
Ex-vice-presidente da GM diz que sedãs pequenos já eram bem eficientes
Por trás da criação de um carro há várias ideias que podem nunca vir à tona, barradas por questões mercadológicas. O Chevrolet Volt, lançado em 2010 como uma resposta ao Toyota Prius, deveria ter sido uma picape na visão de Bob Lutz, então vice-presidente da General Motors. Na visão de Lutz sedãs pequenos já eram naturalmente eficientes, o que reduz os benefícios de um sistema híbrido, e teria sido melhor lançar uma picape híbrida.
A baixa eficiência de combustível e as altas taxas de emissão de CO2 por parte dos grandes motores à gasolina usado pelas grandes picapes norte americanas justificaria o investimento num sistema híbrido.
Não é à toa que Bob Lutz está agora no conselho de VIA Motors, empresa especializada na transformação de utilitários em veículos elétricos ou híbridos. Um de seus empreendimentos é o X –Truck, que é, essencialmente um Chevrolet Silverado com motor 5.3 V8 e baterias de ions de lítio de 24 kWh que alimentam um motor elétrico, permitindo que o veículo tenha consumo de 35 km/l e possa percorrer até 56 km apenas com motor elétrico.