Surpresa? Motores turbo com injeção direta poluem mais
Compressão aumenta em mil vezes emissões de partículas cancerígenas
Cada vez mais comum na indústria automobilística na intenção de diminuir consumo, emissões de CO2 (dioxido de carbono) e também o tamanho dos motores, a combinação de turbo e injeção direta pode não ser tão benéfica. Segundo estudo da TÜV Nord, motores turbo com injção direta emitem mil vezes mais particulas cancerígenas do que motores diesel.
O estudo aponta que, pelo fato destes motores trabalharem com uma pressão maior nos cilindros, mais partículas são geradas e são dispersas no ar. Motores à gasolina estão livres de da obrigadoriedade de filtros de partículas na Europa, ao contrário dos Diesel mais recentes. Tal filtro custa cerca de 50 euros (em torno de R$ 157) e não afetaria em nada o desempenho dos automóveis.
Os resultados deste estudo podem levar a uma investigação formal por parte da União Europeia, já que a poluição do ar é responsável por 406 mil mortes por ano na região. A aplicação deste filtro poderá ser obrigatória para se enquadrarem nas regras do Euro VI.
Fonte | Car And Driver