Retrospectiva 2013 – Os acontecimentos automotivos mais marcantes do ano
Os fatos que movimentaram o mercado brasileiro
Mais um ano chega ao fim… Um início clichê para um resumo do que houve de mais importante nos últimos 12 meses, que, diga-se, foram muito importante para o Novidades Automotivas. É claro que sempre que você lembrar de 2013 pensará no fim da Kombi, do Gol G4 e do Fiat Uno Mille, no governo tentando dar um jeitinho de barrar a obrigatoriedade de airbags e freios ABS. Mas outros acontecimentos automotivos marcaram o ano, acompanhe:
Adeus Golf velho, feliz Golf novo!
A produção do Golf MK4 foi encerrada há alguns dias, mas seu estoque durará por mais alguns meses. Com o lançamento de sua sétima geração no Brasil, mas ninguém quer saber do antigo. Importado da Alemanha, o novo chega com motor 1.4 16v Turbo de 140 cv na versão Highline e adota um 2.0 turbo de 220 cavalos. Apesar dos preços variarem entre R$ 67.990 e R$ 125.990, o Golf tem alcançado médias de vendas que não se via quase há uma década.
Alemãs anunciam fábrica no Brasil
De olho nas vantagens oferecidas pelo regime do Inovar-Auto, Audi. BMW e Mercedes-Benz anunciaram que fabricarão automóveis no Brasil. Audi começará produzindo o A3 Sedan e Q3 na fábrica do Grupo Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2015, enquanto a Mercedes escolheu Iracemápolis (SP) para produzir a nova geração do Classe C e o SUV compacto GLA. A BMW é quem terá mais modelos fabricados no Brasil, em Araquari (SC): Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman.
Britânica, a Land Rover também anunciou fábrica no Brasil, em Itatiaia (RJ). Toyota, Fiat, Nissan e Honda anunciaram expansão de suas suas operações no Brasil com investimentos em novas unidades fabris.
1.4 com câmbio automático de seis marchas
A Chevrolet completou sua nova linha de compactos com o lançamento do novo Prisma no final de fevereiro, mas o mais surpreendente desta família é o casamento entre o câmbio automático de seis marchas GF6 e o motor 1.4 8v SPE/4, algo inédito neste país até julho.
Ford New Fiesta hatch passa a ser fabricado no Brasil
Anteriormente importado do México, desde março o Ford New Fiesta é fabricado no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Aproveitando a mudança de casa, também passou por reestilização, se enquadrando na última geração do design Kinetic. O que realmente importa, entretanto, é que agora há versões mais acessíveis, partindo de R$ 39.890 com o novo motor 1.5 16v Sigma de 111 cv. O sedã continua sendo importado do México e apenas com motor 1.6 16v, mesmo com novo visual.
“O feio? Ficou bonito. E você, que julgou tanto, virou o que mesmo?”
O novo Renault Logan já está no Brasil, mais bonito do que nunca – ok, algo que não foi difícil de ser conquistado. O sedã de origem romena mantém seus predicados, como o espaço interno de sobra e os preços competitivos, mas agora o design deixa de jogar contra si.
Vexames e surpresas do Latin NCAP
O Latin NCAP divulgou duas rodadas de testes este ano. Na primeira, os dois únicos carros avaliados que eram vendidos no Brasil receberam nota zero: Renault Clio e Chevrolet Agile. A segunda rodada foi animadora, com Ford Focus, Volkswagen Jetta e Ford EcoSport recebendo cinco estrelas e Hyundai HB20S com quatro estrelas.
Fox Bluemotion estreia 1.0 Três Cilindros
A Volkswagen resolveu sair da zona de conforto, superar seus traumas e seguir tendências ao adotar o novo motor EA211 de três cilindros no Fox Bluemotion. Este pequeno 1.0l 12V produzido em São Carlos (SP) gera 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), sempre entre 3.000 rpm a 3.800 rpm. Mas 85% disso dá as caras a partir de 2.000 rpm. E vale lembrar que ele elimina o uso do tanquinho de partida à frio. Os números são muito bons para um motor aspirado, e isso parece resultar em um melhor desempenho. Os números da VW apontam para um 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge velocidade máxima de 166 km/h com gasolina, que melhora com etanol: 13,2 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 167 km/h de velocidade máxima. Isso mesmo tendo a transmissão MQ200 relações 10% mais longas.
E o consumo? Os números declarados pela Volkswagen, estabelecidos sob medições no padrão Inmetro, são os seguintes: consumo de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol, passando para 12,7 km/l e 14,4 km/l, respectivamente, quando abastecido com gasolina. São bons números para um 1.0.
Por vezes entramos em contato com a Volkswagen na tentativa de avaliar o modelo, mas sem sucesso. Quem sabe em 2014 não conseguimos avaliar o Up!, que usará o mesmo motor…
Fiat Strada à Veloster
2013 foi um ano com pouquíssimos lançamentos da Fiat. O principal deles foi a Strada 2014, com a picape compacta sendo requentada mais uma vez, porém com alterações mais profundas no visual que contemplaram, inclusive, caçamba maior e nova lateral – algo que nunca havia mudado. Mas os holofotes se voltaram para a versão Cabine Dupla, que recebeu engenhosa porta traseira suicida do lado direito, algo à Veloster.
Hyundai HB20S: o sedã compacto com preço “premium” e motor 1.0
Lançado numa época em que a Hyundai ainda sofria para atender à demanda pelo hatch HB20, o sedãzinho piracicabano estreou no Brasil com preço um tanto elevado para um sedã compacto 1.0: R$ 39.495, acima de seu maior concorrente contemporâneo, o Chevrolet Prisma. Não à toa, o classificamos como o primeiro sedã compacto premium com motor 1.0 e sem ABS de série na versão de entrada, algo que será solucionado nos próximos dias.
Chevrolet Tracker chega para comer pelas beiradas
Neste mesmo período do ano passado não havia certeza sobre o lançamento do Tracker no Brasil. Em janeiro, um cartaz colocado ao seu lado no Salão de Detroit indicava seu lançamento no Brasil, mas foi imediatamente retirado. Em junho, durante o Salão de Buenos Aires, a Chevrolet desconversava sobre o lançamento do Tracker no Brasil. Foi difícil até mesmo para a GM trazê-lo ao Brasil, por conta das cotas de importação do México. Ao custo de algumas versões do Sonic sedã e das versões V6 do Captiva o SUV compacto chegou ao Brasil em novembro, e desde então tudo que chega ao Brasil é vendido - com ágio, inclusive. Só não ameaça Ford EcoSport e Renault Duster por ter apenas 800 unidades importadas por mês. No início de 2014 você conferirá aqui nossa avaliação do modelo.
Aquele video que deu o que falar…
As despedidas de 2013 | Os modelos que foram embora ao longo do ano e deixaram saudade – ou não
- Citroën C4 Pallas
- Citroën C5
- Chevrolet Omega
- Fiat Uno Mille
- Ford Courier
- Hyundai VeraCruz
- Kia Carens
- Kia Koup
- MINI Clubman
- Nissan Tiida
- Peugeot 207 SW e Escapade
- Peugeot Partner para passageiros
- Renault Symbol
- Volvo C30
- Volkswagen Gol G4
- Volkswagen Golf MK4
- Volkswagen Jetta Variant
- Volkswagen Kombi
As mais lidas de 2013 | As principais reportagens do ano que passou
O que o consumidor brasileiro finge que não vê
Existem diversas entidades que são responsáveis por avaliar a segurança passiva dos veículos automotores, que visa diminuir os riscos aos passageiros quando um acidente é iminente. Entre elas, estão a Euro NCAP – European New Car Assessment Programme, em português Programa de Avaliação de Veículos Novos na Europa – que é a entidade máxima responsável por estes testes no continente europeu e a Latin NCAP, com a mesma função na América Latina.
Ode à segurança
O Latin NCAP foi recebido com louvor na notícia de sua criação, nos idos de 2010. Os primeiros passos do Brasil em relação à segurança automobilística deram-se no início de 2009, quando foi sancionada a Lei que obriga todos os carros a contarem com duplo airbag e freios ABS de série a partir de 2014, e que essa adesão deveria ser gradual, evitando que tudo ocorresse de última hora. O próprio Brasil passará a realizar crash tests em seus carros através do Inmetro a partir de 2015. A mudança é visível, e o Latin NCAP veio trazer os testes de padrão europeu para a América Latina, que apenas agora, 30 anos depois, acorda para a segurança automotiva. Deu no que deu.
Honda lança CB 300R e XRE 300 2013 com motores flex
Líder de vendas entre as motocicletas, a Honda está lançando duas novas motos com motor flex. Após modelos com motores 125 e 150, a fabricante lança agora a CB 300R e a XRE 300 com motor flex,. De quebra, ainda tiveram seu visual atualizado.
Hyundai i30 2013 chega partindo dos R$ 75 mil
Voltemos a 2009. A Hyundai começava naquele ano a despontar nas vendas, com Tucson, Azera e Santa Fe começando a se destacar no mercado devido ao custo benefício. Com o i30, que desembarcou naquele ano, não foi diferente. Com bastante equipamentos e preço imbatível, logo passou a figurar no topo do segmento. A Hyundai fez sua marca ser objeto desejo nestes últimos três anos, e vem cobrando por isso em seus últimos lançamentos. Com o novo i30 não é diferente.
Maré de gastos no Senado
Quando o contrato de aluguel dos veículos Renault Fluence, que tem duração de três anos, entrou em vigência, era uma questão de tempo para que o Senado se desfizesse dos modelos Fiat Marea que faziam parte do patrimônio da casa. Do início do contrato de locação da nova frota de veículos oficiais – a partir do dia 19 de setembro de 2011 – ao leilão, realizado no dia 5 de maio de 2012, foram mais de seis meses.
A chance de revolução no mercado automotivo
É tudo uma questão de ponto de vista, mas, em uma primeira impressão, o início da operação dos chineses no Brasil soava como uma verdadeira incógnita. Em 2012, as marcas do gigante país oriental abocanhavam apenas 2% do nosso mercado automotivo e as repetitivas propagandas na televisão ressaltavam itens de série como principal atrativo frente aos concorrentes que, em sua maioria, já apresentavam nome consagrado no mercado brasileiro.
Avaliação – Honda Fit Twist é honesto por não ser o que parece
O Honda Fit Twist é um carro honesto em sua proposta. Se passa por um aventureiro, com roupagem off-road que inclui molduras nas caixas de roda, para-choque frontal que simula um quebra mato e protetores sob as portas na cor alumínio fosco, por exemplo, porém sem qualquer alteração mecânica. E quem precisa de suspensão elevada e pneus de uso misto para andar apenas na cidade?
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Nota do editor:
O Novidades Automotivas acaba de completar seis anos, e os resultados e conquistas de 2013 resumem o quanto este blog amadureceu. Por conta própria fomos à Suíça cobrir o Salão de Genebra e aproveitamos a viagem para avaliar o Volkswagen Golf VII, em junho fomos à Argentina cobrir o Salão de Buenos Aires. Ainda participamos de um rali e fomos convidados para ir à Coreia conhecer toda a estrutura industrial da Hyundai.
2014 será um ano atípico, com segundo semestre agitado pela Copa do Mundo de futebol, pelas eleições e pelo Salão do Automóvel de São Paulo. Por isso aproveitaremos o primeiro semestre para promover alterações estruturais e editoriais no Novidades Automotivas, que estamos devendo há tempos! Mas isso não quer dizer que aliviaremos o pé do acelerador: prometo que teremos muito mais avaliações e, inclusive, vídeos dos testes! Você não perde por esperar!
Feliz 2014!
Henrique Rodriguez
Editor-executivo
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