Retrospectiva 2013 – Os acontecimentos automotivos mais marcantes do ano

Os fatos que movimentaram o mercado brasileiro

retrospectiva 2013
Mais um ano chega ao fim… Um início clichê para um resumo do que houve de mais importante nos últimos 12 meses, que, diga-se, foram muito importante para o Novidades Automotivas.  É claro que sempre que você lembrar de 2013 pensará no fim da Kombi, do Gol G4 e do Fiat Uno Mille, no governo tentando dar um jeitinho de barrar a obrigatoriedade de airbags e freios ABS. Mas outros acontecimentos automotivos marcaram o ano, acompanhe:

Adeus Golf velho, feliz Golf novo!

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A produção do Golf MK4 foi encerrada há alguns dias, mas seu estoque durará por mais alguns meses. Com o lançamento de sua sétima geração no Brasil, mas ninguém quer saber do antigo. Importado da Alemanha, o novo chega com motor 1.4 16v Turbo de 140 cv na versão Highline e adota um 2.0 turbo de 220 cavalos. Apesar dos preços variarem entre R$ 67.990 e R$ 125.990, o Golf tem alcançado médias de vendas que não se via quase há uma década.

Alemãs anunciam fábrica no Brasil

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De olho nas vantagens oferecidas pelo regime do Inovar-Auto, Audi. BMW e Mercedes-Benz anunciaram que fabricarão automóveis no Brasil. Audi começará produzindo o A3 Sedan e Q3 na fábrica do Grupo Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2015, enquanto a Mercedes escolheu Iracemápolis (SP) para produzir a nova geração do Classe C e o SUV compacto GLA. A BMW é quem terá mais modelos fabricados no Brasil, em Araquari (SC): Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman.

Britânica, a Land Rover também anunciou fábrica no Brasil, em Itatiaia (RJ). Toyota, Fiat, Nissan e Honda anunciaram expansão de suas suas operações no Brasil com investimentos em novas unidades fabris.

1.4 com câmbio automático de seis marchas

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A Chevrolet completou sua nova linha de compactos com o lançamento do novo Prisma no final de fevereiro, mas o mais surpreendente desta família é o casamento entre o câmbio automático de seis marchas GF6 e o motor 1.4 8v SPE/4, algo inédito neste país até julho

Ford New Fiesta hatch passa a ser fabricado no Brasil

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Anteriormente importado do México, desde março o Ford New Fiesta é fabricado no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Aproveitando a mudança de casa, também passou por reestilização, se enquadrando na última geração do design Kinetic. O que realmente importa, entretanto, é que agora há versões mais acessíveis, partindo de R$ 39.890 com o novo motor 1.5 16v Sigma de 111 cv. O sedã continua sendo importado do México e apenas com motor 1.6 16v, mesmo com novo visual.

“O feio? Ficou bonito. E você, que julgou tanto, virou o que mesmo?”

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O novo Renault Logan já está no Brasil, mais bonito do que nunca – ok, algo que não foi difícil de ser conquistado. O sedã de origem romena mantém seus predicados, como o espaço interno de sobra e os preços competitivos, mas agora o design deixa de jogar contra si.

Vexames e surpresas do Latin NCAP

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O Latin NCAP divulgou duas rodadas de testes este ano. Na primeira, os dois únicos carros avaliados que eram vendidos no Brasil receberam nota zero: Renault Clio e Chevrolet Agile. A segunda rodada foi animadora, com Ford Focus, Volkswagen Jetta e Ford EcoSport recebendo cinco estrelas e Hyundai HB20S com quatro estrelas.

Fox Bluemotion estreia 1.0 Três Cilindros

Fox 1.0 BlueMotion (19)[3]A Volkswagen resolveu sair da zona de conforto, superar seus traumas e seguir tendências ao adotar o novo motor EA211 de três cilindros no Fox Bluemotion. Este pequeno 1.0l 12V produzido em São Carlos (SP) gera 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), sempre entre 3.000 rpm a 3.800 rpm. Mas 85% disso dá as caras a partir de 2.000 rpm. E vale lembrar que ele elimina o uso do tanquinho de partida à frio. Os números são muito bons para um motor aspirado, e isso parece resultar em um melhor desempenho. Os números da VW apontam para um 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge velocidade máxima de 166 km/h com gasolina, que melhora com etanol: 13,2 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 167 km/h de velocidade máxima. Isso mesmo tendo a transmissão MQ200 relações 10% mais longas.

E o consumo? Os números declarados pela Volkswagen, estabelecidos sob medições no padrão Inmetro, são os seguintes: consumo de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol, passando para 12,7 km/l e 14,4 km/l, respectivamente, quando abastecido com gasolina. São bons números para um 1.0.

Por vezes entramos em contato com a Volkswagen na tentativa de avaliar o modelo, mas sem sucesso. Quem sabe em 2014 não conseguimos avaliar o Up!, que usará o mesmo motor…

Fiat Strada à Veloster

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2013 foi um ano com pouquíssimos lançamentos da Fiat. O principal deles foi a Strada 2014, com a picape compacta sendo requentada mais uma vez, porém com alterações mais profundas no visual que contemplaram, inclusive, caçamba maior e nova lateral – algo que nunca havia mudado. Mas os holofotes se voltaram para a versão Cabine Dupla, que recebeu engenhosa porta traseira suicida do lado direito, algo à Veloster.

Hyundai HB20S: o sedã compacto com preço “premium” e motor 1.0

Hyundai HB20S 2013 (2)[3]
Lançado numa época em que a Hyundai ainda sofria para atender à demanda pelo hatch HB20, o sedãzinho piracicabano estreou no Brasil com preço um tanto elevado para um sedã compacto 1.0: R$ 39.495, acima de seu maior concorrente contemporâneo, o Chevrolet Prisma. Não à toa, o classificamos como o primeiro sedã compacto premium com motor 1.0 e sem ABS de série na versão de entrada, algo que será solucionado nos próximos dias.

Chevrolet Tracker chega para comer pelas beiradas

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Neste mesmo período do ano passado não havia certeza sobre o lançamento do Tracker no Brasil. Em janeiro, um cartaz colocado ao seu lado no Salão de Detroit indicava seu lançamento no Brasil, mas foi imediatamente retirado. Em junho, durante o Salão de Buenos Aires, a Chevrolet desconversava sobre o lançamento do Tracker no Brasil. Foi difícil até mesmo para a GM trazê-lo ao Brasil, por conta das cotas de importação do México. Ao custo de algumas versões do Sonic sedã e das versões V6 do Captiva o SUV compacto chegou ao Brasil em novembro, e desde então tudo que chega ao Brasil é vendido - com ágio, inclusive. Só não ameaça Ford EcoSport e Renault Duster por ter apenas 800 unidades importadas por mês. No início de 2014 você conferirá aqui nossa avaliação do modelo.

Aquele video que deu o que falar…

As despedidas de 2013 | Os modelos que foram embora ao longo do ano e deixaram saudade – ou não

  • Citroën C4 Pallas
  • Citroën C5
  • Chevrolet Omega
  • Fiat Uno Mille
  • Ford Courier
  • Hyundai VeraCruz
  • Kia Carens
  • Kia Koup
  • MINI Clubman
  • Nissan Tiida
  • Peugeot 207 SW e Escapade
  • Peugeot Partner para passageiros
  • Renault Symbol
  • Volvo C30
  • Volkswagen Gol G4
  • Volkswagen Golf MK4
  • Volkswagen Jetta Variant
  • Volkswagen Kombi

As mais lidas de 2013 | As principais reportagens do ano que passou

O que o consumidor brasileiro finge que não vê

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Existem diversas entidades que são responsáveis por avaliar a segurança passiva dos veículos automotores, que visa diminuir os riscos aos passageiros quando um acidente é iminente. Entre elas, estão a Euro NCAP – European New Car Assessment Programme, em português Programa de Avaliação de Veículos Novos na Europa – que é a entidade máxima responsável por estes testes no continente europeu e a Latin NCAP, com a mesma função na América Latina.

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Ode à segurança

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O Latin NCAP foi recebido com louvor na notícia de sua criação, nos idos de 2010. Os primeiros passos do Brasil em relação à segurança automobilística deram-se no início de 2009, quando foi sancionada a Lei que obriga todos os carros a contarem com duplo airbag e freios ABS de série a partir de 2014, e que essa adesão deveria ser gradual, evitando que tudo ocorresse de última hora. O próprio Brasil passará a realizar crash tests em seus carros através do Inmetro a partir de 2015. A mudança é visível, e o Latin NCAP veio trazer os testes de padrão europeu para a América Latina, que apenas agora, 30 anos depois, acorda para a segurança automotiva. Deu no que deu.

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Honda lança CB 300R e XRE 300 2013 com motores flex

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Líder de vendas entre as motocicletas, a Honda está lançando duas novas motos com motor flex. Após modelos com motores 125 e 150, a fabricante lança agora a CB 300R e a XRE 300 com motor flex,. De quebra, ainda tiveram seu visual atualizado.

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Hyundai i30 2013 chega partindo dos R$ 75 mil

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Voltemos a 2009. A Hyundai começava naquele ano a despontar nas vendas, com Tucson, Azera e Santa Fe começando a se destacar no mercado devido ao custo benefício. Com o i30, que desembarcou naquele ano, não foi diferente. Com bastante equipamentos e preço imbatível, logo passou a figurar no topo do segmento. A Hyundai fez sua marca ser objeto desejo nestes últimos três anos, e vem cobrando por isso em seus últimos lançamentos. Com o novo i30 não é diferente.

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Maré de gastos no Senado

Marea leilão 2[10][2]

Quando o contrato de aluguel dos veículos Renault Fluence, que tem duração de três anos, entrou em vigência, era uma questão de tempo para que o Senado se desfizesse dos modelos Fiat Marea que faziam parte do patrimônio da casa. Do início do contrato de locação da nova frota de veículos oficiais – a partir do dia 19 de setembro de 2011 – ao leilão, realizado no dia 5 de maio de 2012, foram mais de seis meses.

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A chance de revolução no mercado automotivo

JAC J2 [1][3]

É tudo uma questão de ponto de vista, mas, em uma primeira impressão, o início da operação dos chineses no Brasil soava como uma verdadeira incógnita. Em 2012, as marcas do gigante país oriental abocanhavam apenas 2% do nosso mercado automotivo e as repetitivas propagandas na televisão ressaltavam itens de série como principal atrativo frente aos concorrentes que, em sua maioria, já apresentavam nome consagrado no mercado brasileiro.

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Avaliação – Honda Fit Twist é honesto por não ser o que parece

Honda Fit Twist 2013 - Perrotta (10)[7]

O Honda Fit Twist é um carro honesto em sua proposta. Se passa por um aventureiro, com roupagem off-road que inclui molduras nas caixas de roda, para-choque frontal que simula um quebra mato e protetores sob as portas na cor alumínio fosco, por exemplo, porém sem qualquer alteração mecânica. E quem precisa de suspensão elevada e pneus de uso misto para andar apenas na cidade?

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Nota do editor:
O Novidades Automotivas acaba de completar seis anos, e os resultados e conquistas de 2013 resumem o quanto este blog amadureceu. Por conta própria fomos à Suíça cobrir o Salão de Genebra e aproveitamos a viagem para avaliar o Volkswagen Golf VII, em junho fomos à Argentina cobrir o Salão de Buenos Aires. Ainda participamos de um rali e fomos convidados para ir à Coreia conhecer toda a estrutura industrial da Hyundai.

2014 será um ano atípico, com segundo semestre agitado pela Copa do Mundo de futebol, pelas eleições e pelo Salão do Automóvel de São Paulo. Por isso aproveitaremos o primeiro semestre para promover alterações estruturais e editoriais no Novidades Automotivas, que estamos devendo há tempos! Mas isso não quer dizer que aliviaremos o pé do acelerador: prometo que teremos muito mais avaliações e, inclusive, vídeos dos testes! Você não perde por esperar!

Feliz 2014!

Henrique Rodriguez
Editor-executivo

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