Novo Fiat Fiorino é lançado por R$ 38.540
Evoluído em todos os sentidos, furgãozinho está apenas R$ 500 mais caro
Com o velho Fiat Uno Mille prestes a sair de linha, a Fiat teve que se mexer e renovar por completo o Fiorino. O resultado é este: o Fiat Fiorino 2014, um Fiat Uno com uma grande carroceria com portas traseiras verticais, e que chega às lojas neste final de ano custando a partir de R$ 38.540 – apenas R$ 500 mais caro.
Líder do segmento por 23 anos, o Fiorino ganha agora sua terceira geração (considerando a do 147), maior e com mais capacidade de carga – até 650 kg –, além de estar mais potente graças ao motor 1.4 EVO flex, que desenvolve potência de 85 cv a 5.750 rpm (gasolina) e 88 cv a 5.750 rpm (etanol); e seu torque é de 12,4 kgfm a 3.500 rpm (gasolina) e 12,5 kgfm a 3.500 rpm (etanol).
Com a nova plataforma, que deriva de Uno, Palio e Strada, o comercial leve da Fiat cresceu em tamanho, ficando 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e com um entre-eixos 140 mm maior. Sua capacidade de carga também foi ampliada, passando a transportar até 650 quilos, e suas formas mais fluidas melhoram a estética e a aerodinâmica.
Para proteger e acomodar da melhor forma os volumes transportados, o novo Fiat Fiorino vem, de série, com: forração integral do assoalho de vão de carga, recobrimentos laterais parciais de plástico, “bate carga” reforçado, luz do vão de carga com três posições de funcionamento (acendimento vinculado à abertura da porta, acendimento forçado, desligamento forçado) e ganchos para a fixação da carga. As rodas do Novo Fiorino têm medidas de 5,5 x 14” e calçam pneus maiores do que os da versão anterior. Receberam os 175/70 R14, reforçados, e com baixa resistência ao rolamento.
O painel, também derivado do Novo Uno, recebeu um novo quadro de instrumentos com melhor visualização. Ele traz duas alternativas para o consumidor: base e luxo. A versão base vem com velocímetro, indicadores de combustível e temperatura (digitais) e hodômetro totalizador e parcial. Na versão de acabamento luxo ele conta com: velocímetro, indicadores de combustível e temperatura (digitais), hodômetro totalizador e parcial, conta-giros e trip computer. O painel também conta com um porta-objetos posicionado do lado esquerdo do motorista, mas que é substituído por botões de comando quando o utilitário for equipado com trip computer. A tomada de força de 12V é item de série.
O console central do Novo Fiorino foi projetado de forma a incorporar um porta-copos duplo, e o pomo da alavanca de mudanças de marchas é o mesmo que vem no Novo Uno. No novo teto da cabine está localizado um console porta-objetos, de série, que também abriga a luz de iluminação do interior.
Os bancos receberam novo desenho e novos tecidos na sua forração. Eles são mais ergonômicos e confortáveis, sendo que o do motorista pode vir equipado com regulagem de altura. Também oferece como opcional volante com regulagem de altura e apóia-pé para o motorista. Os painéis das portas agora foram equipados com bolsa porta-objetos/garrafas, oferecendo maior praticidade na acomodação de itens no interior do veículo.