Fiat Uno tinha freios ABS na Europa desde o final da década de 1980
Fiat Uno Turbo i.e. 1987 estreou o equipamento na linha
Até onde se sabe, a Fiat produzirá o Uno Mille até o último momento de 2013. Talvez o fim da produção do modelo pudesse ter sido evitado... Apesar da idade avançada do projeto, em 1987 o Fiat Uno Turbo i.e. – lançado dois anos antes - estreou freios ABS na Europa. Quem dera se nosso Uno Turbo tivesse tido ABS…
Tudo bem que o Uno brasileiro tem suas particularidades, como a suspensão traseira completamente diferente, que fez o estepe ir parar ao lado do motor, sob o capô. isso dificilmente afetaria a instalação dos sensores do ABS.
Considerando que muitos Fiat Fiorino vendidos para frota de empresas tinham airbag para o motorista - assim como parte da produção que era exportada –, também há como instalar os sensores de desaceleração dos airbags. O problema neste caso seria instalar airbag para o passageiro, algo que necessitaria de alterações significativas no painel.
Não vou dizer que não valeria à pena, afinal, foram produzidas mais de 3 milhões de unidades do Uno só no Brasil. O projeto já foi pago várias vezes. Mas talvez seja melhor se despedir do Uno Mille este ano. Ele até já tem uma nova geração e ainda o Palio Mille prestes de ser lançado para substituí-lo!
Ainda voltaremos a falar do Uno esta semana!