Motores Rocam deixam de ser produzidos em março junto com o Ford Fiesta
Novo Ka substituirá Fiesta Rocam com motores mais modernos
A produção do Ford Ka chegará ao fim em dezembro, mas a do Fiesta continuará até março, quando passará seu cargo de carro de entrada interino para a nova geração do Ford Ka. Com a despedida dos dois modelos, quem também se despede são os motores 1.0 e 1.6 Rocam. A Ford já anunciou um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para 288 funcionários que atuam na fábrica de motores de Taubaté (SP) por causa do fim dessa família de motores.
Os motores Zetec Rocam estrearam no Brasil em 1998 no antigo Fiesta, substituindo os motores Endura, dos quais derivam. Agora darão lugar aos novos motores que equiparão o Novo Ka.
O motor 1.0 Rocam já não dá conta dos concorrentes, consumindo mais em troca de menos força, e será substituído por um 1.0 12v de três cilindros derivado do EcoBoost europeu e o 1.6 Rocam, que rende bem em troca de bastante combustível, dará lugar ao 1.5 16v Sigma.