Ford EcoSport, Focus e Volkswagen Jetta ganham 5 estrelas no Latin NCAP
Será que agora os critérios do órgão continuam discutíveis?
O Latin NCAP, órgão que avalia a segurança dos carros comercializados na América Latina, acaba de divulgar os resultados de seus testes mais recentes. E eles são animadores. O novo Ford Focus e o Volkswagen Jetta receberam cinco estrelas para proteção a adultos e quatro para crianças, e o Ford EcoSport foi reavaliado pelo órgão e passou de quatro para cinco estrelas, tornando-se o primeiro carro brasileiro a receber esta nota.
Para o EcoSport obter esta nota a Ford teve que incluir um lembrete de cinto de segurança ao banco do passageiro, e submeter o SUV compacto aos testes de impacto lateral, obrigatório desde o início do ano aos carros com pontuação máxima. A pontuação de três estrelas para a segurança de crianças não teve alterações.
O Hyundai HB20 também foi reavaliado, agora com melhorias para a proteção das pernas e do peito do motorista, revisando a construção geral do carro e colocando à disposição SRI com dispositivos ISOFIX, como parte original, usado no teste. Desta forma o compacto viu sua nota passar de três para quatro estrela, e três estrelas para a proteção do ocupante criança.
Já o Volkswagen Jetta, fabricado no México, atingiu cinco estrelas na proteção de adultos, oferecendo uma ótima proteção. A pontuação quatro estrelas para a segurança do ocupante criança foi favorecida pela instalação do SRI com ISOFIX para crianças. O também médio Ford Focus de terceira geração, fabricado na Argentina, obteve os mesmos resultados. “Os lembretes de cinto de segurança estão instalados; contudo, não cumprem com os requisitos do Latin NCAP”, dis o Diretor Técnico do Global NCAP, Alejandro Furas. O Malibu recebeu apenas uma estrela para a segurança do ocupante criança, já que as cabeças de ambos os dummies contataram a parte de trás do encosto dos bancos da frente.
O Malibu é, também, o primeiro carro no programa a ter detecção do SRI a bordo, anulando o airbag do acompanhante quando é detectado um SRI olhando para trás no assento dianteiro; esse é um ótimo sistema que gostaríamos de ver mais, sendo outorgados pontos para esse tipo de tecnologia. No entanto, devido à falta de sinalização correta, o sistema não conseguiu obter pontos na avaliação.
E agora?
Criticado por entidades da indústria automotiva e por seus executivos após conferir notas baixas a dezenas de modelos, o Latin NCAP surge agora com resultados favoráveis a alguns modelos fabricados localmente. Será que agora a percepção das fabricantes mudará? Estamos de olho!