Discover Hyundai | Muito além do design fluido
Conhecemos de perto tudo por trás da criação e produção dos Hyundai
Seul, Coreia do Sul - De uma marca que 20 atrás tentava convencer o brasileiro a comprar carros importados um tanto baratos e de qualidade duvidosa, a Hyundai conseguiu, nos últimos anos, colocar seus carros na lista de desejos de muitos brasileiros. Suas aspirações, no entanto, são muito maiores; proporcionais ao tamanho de todas as empresas do Hyundai Group que estão por trás dos automóveis. Fui descobrir isso – entre outras coisas - a mais de 17 mil km de casa, na Coreia do Sul.
A convite da Hyundai Motor Brasil, me juntei a um grupo de 16 blogueiros da França, Alemanha, Espanha, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Brasil e Índia para o que a fabricante chamou de “Discover Hyundai - Korea Forum 2013”. Durante quase uma semana tivemos a oportunidade de conhecer seus planos futuros e como desenvolvem e fabricam seus carros, e compreender sua estratégia de mercado e marketing. Isso sem deixar de ter contato com a cultura local.
Além de reuniões e encontros frutíferos com membros da Hyundai, tivemos a oportunidade de conhecer sua sede em Seul, o complexo siderúrgico da Hyundai Steel e Hysco em Dangjin, a fábrica de automóveis em Asan e o centro de pesquisa e desenvolvimento em Namyang. Em outras palavras, vimos como eles transformam o minério de ferro – boa parte importada do Brasil - , em aço, posteriormente em chapas e, por fim, em automóveis. Conhecemos também o que e quem está por trás da criação dos automóveis e do design chamado “escultura fluida”.
Este texto é apenas um aperitivo, o primeiro de uma série que abordará o que há por trás do “H” estampado nos automóveis da Hyundai. Nos próximos dias mostraremos como uma empresa que começou montando Fords sob licença quer se transformar em referência em qualidade e design.
Curiosidades sobre a Hyundai? Use o campo de comentários para suas perguntas que tentaremos responder nas próximas reportagens.
Fotos | Hyundai, Henrique Rodriguez