Volvo lança linha 2014 das versões R-Design
S60 e V60 passam a ser oferecidos apenas nas versões R-Design
Por Rafael Susae, em colaboração especial para o Novidades Automotivas
(Itu, SP) A Volvo resolveu lançar, de uma só vez, toda a linha 2014 das versões R-Design, cujo apelo está no design mais agressivo de alguns componentes, como os para-choques. A linha é compostas por versões de S60, V60 e XC60, que ganharam facelift há poucos meses, e agora também pelo V40 R-Design, que estreia no país custando a partir de R$ 122.950.
O lançamento incluiu test-drive no percurso de São Paulo até a Fazenda Capuava, cuja pista ficou bastante conhecida pelos track days realizados lá, tendo dificuldade muito maior queo Interlagos, por exemplo. Seu traçado lembra mais um kartódromo gigante do que um autódromo internacional, pois há muitas curvas sucessivas, várias delas bastante fechadas, com grande variação topográfica, levando os carros facilmente até o limite da aderência, enquanto as retas não são longas o suficiente para atingir altas velocidades e sempre são seguidas de curvas fortes. A ida e volta, e as voltas na pista em todos os modelos R-Design, permitiu sentir os veículos em situações distintas, como trânsito urbano, autoestrada e uma pista desafiadora.
Uma característica comum a todos os Volvo avaliados foi a tendência a sair de frente (subesterço), ainda que em diferentes níveis, com nítida desvantagem para o SUV XC60. O S60 T6, com tração integral, se mostrou o carro mais estável. Devido ao uso intenso por vários jornalistas, os freios quase sempre estavam fadigados, acarretando perda de eficiência nas frenagens.
Na versão R-Design, o V40 está disponível apenas na configuração T5, com motor 2.0 turbo cinco cilindros de 210 cv e 30 kgfm de torque e transmissão automática Geartronic de 6 velocidades. Os demais modelos são oferecidos nas opções T5, 2.0 turbo quatro cilindros de 240 cv e 320 nm (o mesmo Ecoboost do Novo Ford Fusion e do Range Rover Evoque) com câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem e 6 marchas, e T6, 3.0 turbo seis cilindros em linha (transversal), automático Geartronic de 6 marchas, que desenvolve bons 304 cv e 440 nm. Além do turbo, todos os motores têm injeção direta, garantindo mais eficiência. Os modelos T6 contam com tração integral e paddle shifters no volante, enquanto o restante da linha tem tração dianteira e trocas sequenciais apenas na alavanca.
Entre as maiores novidades da linha 2014 estão a reestilização dos modelos S60, V60 e XC60, com mudanças concentradas na principalmente na dianteira, e o sistema Sensus Connected Touch, uma central multimídia com tela de 7” sensível ao toque e tecnologia Android, que possibilita navegação na internet, acesso a mapas do Google, GPS 3D iGO com atualizações do tráfego, reprodução de rádios online de todo o mundo, entre outras funções. Este dispositivo será vendido como acessório. Por dentro, o novo quadro de instrumentos é formado por telas de alta resolução que permitem escolher entre três modos de visualização: Elegance, Eco e Performance. O modo Elegance preserva um estilo mais clássico, com o característico fundo azul, enquanto o Eco foi feito para incentivar uma condução mais econômica e o Performance revela um grande conta-giros central com fundo vermelho, reforçando o caráter esportivo.
O S60 e a V60 passam a ser oferecidos somente nas versões R-Design. O V40 ainda conta com a versão Dynamic T4 (2.0 turbo cinco cilindros de 180 cv), enquanto o XC60 também está disponível nas versões Dynamic T5 e Top T6, com as mesmas motorizações da R-Design.
Os quatro modelos da Volvo à venda no país atualmente guardam muitas semelhanças entre si, diferenciando-se basicamente pelos tipos de carroceria, conjunto mecânico e pacote de equipamentos. No mais, eles compartilham as mesmas qualidades. Todos contam com a mesma bela identidade visual, interior aconchegante com acabamento impecável e o característico console central do tipo ponte, diversos sistemas que garantem o alto nível de segurança que sempre fez a fama da marca sueca, além de desempenho satisfatório e bom comportamento em todas as versões.
Uma vez ao volante, encontra-se facilmente a melhor posição de dirigir. Como nem tudo é perfeito, apesar da cabine ter ergonomia bem-resolvida, o excesso de botões e funções tornam os Volvo complicados de serem operados. Alguns recursos são intuitivos e podem ser descobertos com o uso, porém outros exigem que o proprietário faça uma leitura aprofundada do manual. A bordo do V40 em trecho urbano, dois dispositivos de segurança demonstraram medo do trânsito, os sensores de estacionamento dianteiros, que apitavam frequentemente, e os detectores de ponto cego, que acendiam quase sempre que havia outros carros ao lado.
A marca registrada dos Volvo R-Design é o estilo esportivo, com elementos que reforçam a personalidade dos modelos, tais como parachoques com visual agressivo e diferenciado, opção de duas lindas cores vivas exclusivas (Passion Red e Rebel Blue), além dos tradicionais tons de branco, prata, cinza e preto, ponteiras de escape cromadas e rodas Ixion, cujo aro varia entre 18” (V40, S60 e V60 T5), 19” (S60 e V60 T6) e 20” (XC60 T6 – há também a roda Cratus 20” para a versão T5 do SUV). O interior conta com bancos envolventes revestidos de couro preto, que “abraçam” o motorista e são extremamente confortáveis, e diversos detalhes em alumínio, como aplique do console, pedaleiras e soleiras.
Obviamente, a esportividade não está restrita ao design, todos os modelos da linha R-Design dão um show de performance. A suspensão dos R-Design é 15 mm mais baixa e vários componentes foram desenvolvidos especialmente para melhorar a dinâmica, sem comprometer o conforto. Seja qual for o modelo e a versão, motor e câmbio formam uma dupla afiada, sempre pronta para entregar ótimas doses de força e garantir muito prazer ao volante. Arrancadas e retomadas são surpreendentemente rápidas, tornando a condução não apenas mais prazerosa, mas também mais confortável e segura, já que velocidades de cruzeiro são mantidas com baixa rotação e as ultrapassagens são realizadas com facilidade. O ruído do motor é imperceptível quando o carro é conduzido de maneira tranquila, porém em altas rotações surge um ronco empolgante.
As transmissões Geartronic (automática) e Powershift (automatizada de dupla embreagem), ambas de seis marchas, revelaram comportamentos parecidos e são perfeitas para a proposta dos carros, sem estragar a pegada esportiva. Os dois câmbios realizam trocas rápidas e suaves, além de não hesitarem em reduzir as marchas quando se pisa um pouco mais fundo. O modo sequencial não permite corte de giro, sempre passando a marcha ao atingir o limite da rotação (cerca de 6.000 rpm). Acredite, isso é bom, já que é possível usar essa “limitação” como um modo esportivo, ideal para extrair o máximo de rendimento sem sequer precisar se preocupar em trocar de marcha. Na estrada, ao sair de um pedágio ou ultrapassar uma carreta, as trocas sequenciais são um grande aliado. Sem contar que ficar forçando o motor não combina com a inteligência de um luxuoso Volvo.
O tempo dos carros caretas, que tinham como atributo apenas a segurança, ficou para trás. Apesar de terem fortes concorrentes, os renovados Volvo se mostraram excelentes carros, plenamente capazes de satisfazer quem procura veículos premium, além de estarem extremamente atraentes, em especial a linha R-Design, composta por modelos que aliam com muita competência luxo, estilo e esportividade. Uma pena que a marca sueca tenha apenas 27 concessionárias no Brasil, o que acaba limitando as vendas, os Volvo mereciam uma maior participação no mercado.
Tabela de preços da linha Volvo 2014:
- V40 T4 Dynamic R$ 122.950
- V40 T5 R-Design R$ 138.950
- S60 T5 R-Design R$ 154.950
- S60 T6 R-Design R$ 205.950
- V60 T5 R-Design R$ 159.950
- V60 T6 R-Design R$ 209.950
- XC60 2.0 T5 Dynamic R$ 159.950
- XC60 2.0 T5 R-Design R$ 189.950
- XC60 T6 Top R$ 224.950
- XC60 T6 R-Design R$ 249.950
(*) Rafael Susae já foi editor do Novidades Automotivas e hoje mantém atualizado o Bizarrices Automotivas