S Auto Noble já é vendido no Brasil, e só descobrimos vendo um na rua…
Cover do smart fortwo foi lançado, mas ninguém viu
A S Auto teve participação tímida na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, a ponto de nem ser mais lembrada. Estranhou o nome? Não se preocupe. Na verdade nem é nome de uma fabricante, mas sim da importadora, que vende carros de marcas chinesas como Shuanghuan, Joinway, Landwind e Changhe. Eu só descobri isso após me deparar com um S Auto Noble em um estacionamento Rio de Janeiro…
Estranho mesmo é que sequer tomamos conhecimento do lançamento da marca no País. Os preços foram divulgados silenciosamente, e partem de cerca de R$ 40 mil com o Noble, um compacto “wanna-be” fortwo, e que, como um Chery QQ, tem motor 1.1 16V de 64 cv de potência e movido a gasolina. Certamente não é condizente com essa faixa de preço, onde há, por exemplo, o Fiat 500.
A outra surpresa é que a marca tem apenas um ponto de venda no Brasil, justamente no Rio de Janeiro. A empresa ainda vende outros modelos. Há o Jonway A380, que não é um avião, e sim um SUV muito parecido com o Chery Tiggo, mas oferecido em versões de 3 e 5 portas, com câmbio manual e automático, sempre com motor 2.0 de 135 cv, além do Landwind X8, um SUV maior, mas com o mesmo motor do A380. O mais esquisito é o Changhe Coolcar e+, um pequeno monovolume com motor 1.3 de 95 cv.
Isso tudo explica muita coisa, e suscita a velha discussão acerca dos carros chineses. Após o boom dos chineses em 2011, hoje já se percebe quais fabricantes são sérias, como a JAC e a Chery, que terão fábricas no País, e a Lifan, que resolveu recomeçar suas operações no Brasil à frente dos negócios após problemas com o antigo importador. Há outras como Shineray e Effa, que nem sempre são vendidos em concessionárias, mas sim em revendedores.
Seus modelos, em geral, são mais baratos que os nacionais e, muitas vezes, assumem uma mesma marca no Brasil sendo fabricadas por outras empresas. É confuso e dificulta o acesso a informações sobre estes carros. A S Auto é uma dessas, mas ainda bastante oculta.
Fotos | Johanns Eller