Nova geração do Volkswagen Fox está a caminho
Compacto será baseado na plataforma mundial MQB e ficará maior
Há 10 anos chegava ao mercado o Volkswagen Fox, um hatch altinho fruto do Projeto Tupi, que tinha a “humilde” meta de substituir o Gol. Isso ele não conseguiu, mas apesar de sua simplicidade encontrou seu lugar no mercado e com a reestilização profunda que sofreu em 2009 conseguiu se estabelecer acima do Gol. Sua nova geração, que já está sendo desenvolvida, vai subir um degrau: seu objetivo será tomar o lugar do Polo.
Na semana passada o Automotive Business antecipou que o Polo terá sua produção no Brasil encerrada em 2014. Ao contrário do Fox, em mais de 10 anos de mercado o Polo não deslanchou nas vendas. Se mostrou um bom produto, mas com preço proibitivo, o que influencia diretamente nas vendas. Hoje, diante de concorrentes mais modernos como Peugeot 208, Chevrolet Sonic, Fiat Punto e Citroën C3, já é defasado. Caberá ao novo Fox bater de frente com eles.
As últimas informações passadas aos funcionários da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) revelam que a fabricante reviu seus planos e não repassará a produção do Fox para a Argentina. A nova geração do Fox permanecerá no local junto aos Audi A3 Sedan e Q3, e s0em confirmar o novo Golf e o A3 hatch para o local – questão ainda a ser resolvida junto aos sindicatos, segundo nossos informantes.
E como a Volkswagen pretende evoluir seu Pokemon o Fox? Segundo a publicou a Quatro Rodas no início deste ano, o Fox abandona a plataforma PQ24 (usada também pelo Polo e parcialmente pelo Gol) para ser o primeiro modelo brasileiro derivado da plataforma modular MQB, capaz de reduzir em 20% os custos de produção e 30% o tempo de montagem dos automóveis. Isso justifica sua permanência na fábrica paranaense e permite que ele abra distância do Gol, que em sua nova geração, prevista para 2015, adotará a plataforma de compactos NSF, a mesma do Up!. Mas, sinceramente, não me surpreenderia se na verdade utilizarem a PQ25 do Polo europeu.
A nova plataforma implicará num aumento nas dimensões do Fox. Dos atuais 3,82 m, ultrapassará os 3,90 m do Gol podendo ainda superar os por pouco os 4 m. O bom é que isso terá um reflexo positivo no entre eixos, favorecendo os passageiros do banco de trás. O porta-malas também terá sua capacidade aumentada.
Em relação aos motores, as opções serão da nova família EA211. O motor 1.0 12v de três cilindros que gera 82 cv se fará presente nas versões de entrada, e o novo 1.6 16v, com cerca de 120 cavalos equipará as demais versões, com direito a câmbio automático (de verdade) como opcional. Adeus I-Motion!
Mas pera aí! Você está pensando que o lançamento desta nova geração será em 2014? Não, não… No ano que vem o Volkswagen Fox passará por uma nova reestilização, muito mais superficial que a de 2009, que será lançada como linha 2015. Será um quebra-galho, apontam nossas fontes. A nova geração fica para 2016.