BMW revela versão final do i8
Esportivo híbrido faz 0 a 100 km/h em 4,4 s e consome 40 km/l
Finalmente a BMW revela a versão final do segundo modelo de sua linha ecológica i. Depois do i3, apresentado há alguns meses, a marca alemã divulga detalhes oficiais e imagens do esportivo híbrido i8 que será comercializado. Mantendo boa parte das características de sua versão conceitual, o carro está exposto no Salão de Frankfurt.
O i8 possui carroceria de polímero reforçado com fibra de carbono. Este material possibilita a criação de linhas ousadas sem que isto aumente significativamente o custo de fabricação. Por falar em linhas ousadas, muitas das que estavam presentes na versão conceitual foram mantidas, com algumas alterações. Mesmo simplificado em relação ao conceito, o visual ainda é bastante ousado e futurista, característica também de seu irmão i3.
O BMW i8 possui dois motores, um três cilindros a gasolina 1.5 turbo, com ótimos 231 cv e 32,7 kgfm, entregues ao eixo traseiro através de transmissão automática de seis marchas, e um elétrico de 131 cv e 25,5 kgfm, ligado ao eixo dianteiro, com câmbio de duas marchas. As baterias de lítio são totalmente carregadas em 1,5 horas, em estações de recarga.
Combinados, os 362 cv e 58,2 kgfm de torque levam os 1.490 kg do carro de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. A utilização do motor elétrico, o ótimo coeficiente aerodinâmico (0,26 Cx) e o peso relativamente baixo possibilitam um rendimento de 40 km por litro de combustível fóssil. Apenas com motor elétrico, a autonomia chega a 35 km. Detalhes sobre preços ainda não foram divulgados.