Audi A3 Sedan e Q3 serão fabricados no Brasil
Produção terá início em 2015 na fábrica da Volkswagen no Paraná
A Audi não foi tão óbvia. Ao invés do A3 hatch, anunciou esta manhã em Brasília que produzirá no Brasil o A3 Sedan e o SUV compacto da família, o Q3. A produção dos modelos será na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e terá início em 2015.
Como a Volkswagen planeja produzir o novo Golf – que por enquanto chegará importado da Alemanha e no ano que vem passa a vir do México - na mesma fábrica, esperava-se que ao menos o A3 hatch fosse produzido na unidade, como aconteceu entre 2000 e 2006. Ao menos o investimento de 150 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões) no local, para nova área de pintura e nova linha de montagem, beneficiará os três modelos.
Sem citar o Volkswagen Golf nacional, que deve chegar às lojas primeiro, a Audi fala no lançamento do sedã em 2015, enquanto o Audi Q3 nacional ficará para o início de 2016.
Hoje o Audi Q3 chega ao Brasil importado da Espanha (Martorell) e o A3 Sedan, que ainda não foi lançado por aqui, é produzido na Hungria. Os dois modelos terão entre 30 e 35% de conteúdo nacional. A Audi, que atualmente emplaca no Brasil cerca de 7 mil carros por ano, aposta no aumento das vendas de carros de luxo no Brasil e espera atingir a meta de 30 mil carros vendidos por ano em 2018.
A Audi ainda aproveitou o ensejo para anunciar que o SUV Q5, irmão maior do Q3, será fabricado no México a partir de 2016.