Honda construirá nova fábrica no Brasil
Planta contará com parque eólico para suprir sua demanda de energia
A Honda irá ter uma segunda casa no Brasil. A cidade escolhida foi Itirapina (SP), a 200 quilômetros da capital São Paulo e a 100 quilômetros da fábrica já existente em Sumaré, também no estado de São Paulo. Sua primeira fábrica foi instalada no país em 1997, produzindo o Civic. Segundo previsões da montadora, a fábrica deverá produzir 120.000 veículos ao ano, a mesma meta da atual fábrica. Inspirada pelo bom momento que vive no Brasil, a marca deverá dedicar o complexo fabril a um compacto e a um SUV compacto derivado da nova geração do Fit.
O investimento total deverá ser de R$ 1 bilhão e deverá empregar, ao final da construção, 2.000 funcionários. A fábrica terá cerca de 5,8 milhões de m² e será alimentada por um parque de turbinas eólicas a ser construído em Xangri-lá (RS), que custará cerca de R$ 100 milhões. A marca também deverá adotar na fábrica pinturas a base de água, diminuindo a emissão de poluentes e ainda assim garantindo a qualidade dos veículos. O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), brindou a escolha da marca pela cidade paulista.
Em 2013, a Honda viveu seu melhor ano no Brasil, com 65.127 veículos vendidos até o fim do primeiro semestre. Com o avanço da concorrente também nipônica Toyota, que ampliou seus horizontes com o lançamento do compacto Etios, a Honda também aparenta ter suas ambições. Apesar de ter desconsiderado a produção local do hatch lowcost Brio, nada impede que a marca esteja empenhada em produzir um modelo local. Há tempo para isso - a fábrica fica pronta em 2015.