Mercedes S63 AMG tem motor V8 Biturbo de 585 cavalos
Sedã é rápido como um superesportivo sem deixar de ser discreto
A nova geração do Mercedes Classe S já tem uma versão de alta performance. O S63 AMG acaba de ser apresentado e já tem lançamento agendado para a próxima edição do Salão de Frankfurt, em setembro, chegando ao mercado europeu logo em seguida. A versão mais poderosa do sedã alemão esbanja potência além, claro, de muito luxo.
Cabe ao motor V8 Biturbo de 5,5 litros, dono de uma potência máxima de 585 cv aos 5500 rpm (mais 41 cv que o seu antecessor) e 90 kgfm de torque disponível entre 2250 e 3750 rpm mover este grande sedã, junto com a transmissão AMG Speedshift MCT de sete velocidades. E este conjunto se sai muito bem nesta função.
O S63 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 seg, ou 4,0 seg no S63 AMG longo (25 kg mais pesado) e com tração integral. É desempenho melhor que o de alguns ditos superesportivos, e o consumo médio de 10 km/l pode deixar pra trás seu compacto 1.0.
A utilização de materiais mais leves como no teto e para-choques, ambos em alumínio, assim como uma bateria de ions de lítio mais leve e rodas de liga leve, permitiram reduzir o peso em 100kg. E sistemas como a suspensão Airmatic (que funciona a ar) e Magic Body Control, que permite reconhecer as oscilações do piso através de uma câmara e ajustar a suspensão antes da mudança do tipo de piso, ainda lhe permite ser confortável.
Uma peculiaridade do S63 é que o sistema de escape muda de acordo com o modo de condução. Com a transmissão em modo “Eco”, as ponteiras de escape ficam escondidas, mas nos modos Sport e Manual flaps se levantam e permitem ver as saídas de gases do motor, que são cromadas.
Por fora, este AMG é até bastante discreto, distinguindo-se por detalhes como a grade modificada com detalhes em preto, logo V8 Biturbo nos paralamas dianteiros e difusor traseiro. No interior há bancos esportivos em couro nappa com ajustamento elétrico memorizável, logótipos AMG nos encostos de cabeça e apoio de braço na consola central, relógio analógico ICW, volante esportivo e painel de instrumentos com apontamentos em vermelho e prateado.
O S63 AMG custará a partir de 149.880 euros (R$ 439.420) na versão curta e 152.617 euros |(R$ 447.440) para a versão longo (equipada com tração 4Matic), no mercado alemão.