Volvo V40 chega ao Brasil por R$ 115.950
Quase uma perua, modelo conta com motor 2.0 Turbo de 180 cv
Sucessor espiritual do Volvo C30, o novo Volvo V40 chega agora ao mercado brasileiro com preços que partem dos R$ 115.950, mas ainda há três pacotes opcionais, Sport, High Tec e Safety, ainda sem preços divulgados. O motor é sempre um 2.0 de cinco cilindros turbo que gera 180 cavalos a 5.000 rpm e 30,6 kgfm de torque entre 2.700 rpm e 4.000 rpm. O câmbio é o Geartrtonic automático de seis marchas.
O primeiro Volvo V40, vendido entre 1996 e 2004, era assumidamente uma perua. O novo ainda não saiu do armário. Apesar do nome ter o “V”, que dentro da Volvo identifica as peruas, ele se diz hatch para peitar a tríade de hatches alemães: BMW Série 1, Audi A3 Sportback e Mercedes-Benz Classe A. Curioso é que o Volvo surge como a opção mais cara.
Se não é uma perua, ao menos as dimensões prometem um bom espaço interno. Baseado na plataforma da última geração do Ford Focus, tem 4,37 metros de comprimento, 2,04 metros de largura, 1,44 metros de altura e 2,64 metros de entre-eixos. Pesa pouco mais de 1440 kg, que o motor dá conta de levar aos 100 km/h em 8,7 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h. Quem precisar de mais pode interar uns R$ 15 mil e levar um V60, maior e mais potente.
O que o V40 oferece? Ar-condicionado digital, direção elétrica, painel de instrumentos digital, rádio com conectividade via Bluetooth e iPod, acabamento em couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, rodas de 17 polegadas, sete airbags, ABS, controle de estabilidade City Safety, sistema que pode evitar colisões a velocidades de até 50 km/h, são equipamentos da versão base. O pacote opcional Sport (R$ 12 mil) acrescenta rodas de 18 polegadas, teto-solar panorâmico e faróis de xenônio, enquanto o High Tech (R$ 10 mil) dispõe de GPS, câmera de ré, sistema que estaciona o carro automaticamente e DVD.
A opção mais cara (R$ 15 mil) é o pacote Safety, que conta com o até então inédito no Brasil airbag para pedestres, que se infla sob o capô para amenizar o possível impacto com o carro em caso de atropelamento. Além disso, soma sistema de detecção de pontos cegos, leitura de placas de sinalização e alerta de tráfego lateral. É esta versão a responsável por estabelecer o V40 como o carro mais seguro da atualidade.